domingo, fevereiro 05, 2023

A Influência do "Populismo" na Forma como Pensamos e como nos Expressamos...


Penso que o que o populismo tem de mais perigoso, é a sua influência, quase massiva, nos pequenos e grandes problemas com que nos debatemos do nosso dia a dia. Consegue agarrar em qualquer ponta solta (cada vez existem mais...)  e fazer logo um juízo de valor letal. Não só deturpa os factos, como usa as meias mentiras e as meias verdades como melhor lhe convém.

Numa época em que quase todos somos vítimas de uma inflacção que parece imparável, e que tanto mexe com as nossas vidas, é fácil deixarmo-nos enredar pelos discursos populistas, na forma como pensamos e até como nos expressamos.

Mas o pior de tudo isto, é a sensação de que uma boa parte das pessoas, começa a ter preguiça de pensar. É muito importante termos um sentido crítico em relação ao mundo que nos cerca, tentarmos perceber o porquê das coisas. 

Por vezes. basta pensarmos um pouco, para perceber que este "bota abaixo" sobre tudo o que nos rodeia, não nos leva a lado nenhum. Não é por acaso que o que demora a construir em anos, pode ser destruído em segundos e minutos...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


4 comentários:

  1. Assino o teu texto como se fosse meu. É mesmo assim: o populismo é mesmo perigoso e a moda de deitar abaixo tudo e todos não resolve qualquer problema, mas dá a ideia deturpada da realidade. Claro que há quem ganhe com isso.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, não resolve nada, só baralha tudo, Graça...

      Eliminar
  2. Onde é que eu assino, Luís?
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas são tempos complicados os que vivemos, propícios a a todo o género de populismos, Elvira...

      Eliminar