quarta-feira, fevereiro 22, 2023

Quem diria, a especialidade deste Costa maioritário, são os "tiros no sapato"...


Durante anos e anos fingiu-se que não existia um problema na habitação em Portugal (falta de casas com rendas acessíveis), especialmente nos dois grandes centros urbanos, Lisboa e Porto.

Com o crescimento do turismo os políticos vangloriavam-se com a recuperação de edifícios e fingiam  não ver que uma boa parte dos habitantes de bairros tradicionais estavam a ser empurrados paras as periferias das duas cidades grandes.  Até tiravam o chapéu aos muitos empreendedores do alojamento local, sem se preocuparem que uma cidade sem vida própria, torna-se numa outra coisa, a fingir, que acaba por se parecer com uma "cidade de bonecas e bonecos".

Os estrangeiros encantados com a nossa "simpatia" (até falamos inglês com eles, mesmo sem saber a língua...), com o Tejo e com o precário das casas, desataram a comprar tudo o que lhes era possível, mesmo que só passassem por Lisboa, um ou dois meses por ano... E outros mais espertalhaços compravam para recuperar e vender (grande galinha de ovos de ouro...).

Até que o governo do Costa fingiu que acordou para o problema e quer fazer uma lei cheia de teorias, que como tantas outras, poucos efeitos práticos terá...

Há já uns bons anos que quando soube que o prédio da imagem (na chamada rotunda dos bancos de Almada), estava à venda, até se falava de se transformar em hotel, depois chegou a andar em leilão - mas segundo parece continua abandonado e sem comprador -, achei que podia ser uma oportunidade para o Município de Almada reduzir o problema, pois ao adquiri-lo poderia acolher cerca de três dezenas de famílias jovens à procura de habitação...

Existem pela certa centenas de prédios como este, de Norte a Sul, devolutos, e que ainda não estão em ruínas, que poderiam alojar milhares de famílias, com as tais rendas acessíveis para quem procura e precisa de casa.

Mas tanto este governo central como os locais, preocupam-se mais em fazer leis que em resolver os problemas reais que afectam as pessoas...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


4 comentários:

  1. Boa noite
    Admito que a habitação é um problema Nacional mas não é esta medida com certeza que vai resolver o problema.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Estado devia olhar para dentro de si e depois sim, apontar o dedo aos outros, Joaquim...

      Eliminar
  2. Fazem leis que depois não são exequíveis.
    O estado devia começar por recuperar o seu património imobiliário e colocá-lo no mercado por preços acessíveis de acordo com a tipologia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A grande questão é mesmo essa, Rosa.

      Tenho impressão que o Estado nem sequer faz ideia do número de imóveis que tem abandonados, de Norte a Sul. E muitos deles poderiam ser facilmente recuperados e alojar milhares de famílias.

      É só demagogia...

      Eliminar