sexta-feira, fevereiro 03, 2023

«Isto está a ficar bonito está...»


Ela está tomar o pequeno-almoço a ver as notícias que lhe seleccionaram dentro do telemóvel.

Quando disse, «isto está ficar bonito está...», não falou apenas para mim, mas para todos os que a quiseram ouvir.

Depois descobriu que afinal aquele caso de violência era antigo, já tinha sido noticiado algum tempo antes. Não percebia porque estavam a voltar a dar aquela notícia...

Eu percebi mas fiquei ali no meu canto, em silêncio, a pensar até que ponto era real o aumento de violência no nosso país. Na minha experiência prática de andar por aqui e ali, notava mais a falta de respeito e a indiferença pelo próximo, que da violência em si. Mas eu não costumava caminhar por sítios problemáticos.

Mas claro que tinha aumentado, um pouco por todo o lado. Quanto mais não fosse pelo sentimento de impunidade que se sente ao ver e ler as notícias sobre os juízes e tribunais, onde se fica com a sensação de quase toda a gente sai em liberdade, com termo de identidade e residência. O pior é sentirmos que não é uma "justiça cega", tem alvos preferidos dentro de algumas minorias. Mas o mais grave é uma coisa que ainda não percebi muito bem o que é, que tem laivos de marialvismo e até de machismo: o deixar em liberdade, vezes de mais, os cobardes que perseguem, agridem as mulheres que fingem ser das suas vidas. Mulheres, que em alguns casos acabam mesmo por matar, devido à complacência desta justiça, que não deixa atrás das grades estes potenciais assassinos.

A minha dúvida era se o facto de termos uma televisão que se alimenta de "sangue", que transforma qualquer crime, pequeno ou grande numa telenovela, tinha, ou não, alguma influência no aumento da criminalidade no nosso país...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


4 comentários:


  1. Com que raiva vamos verificando que chegámos à pobreza, das muitas e variadas pobrezas, mais absoluta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Sammy. A pobreza moral e ética não deixa de ser menos preocupante que a de pão...

      Eliminar
  2. Bom dia
    É capaz de haver alguma influência no aumento de criminalidade no nosso país devido à TV, até porque há programas que inadvertidamente ensinam como se pode cometer os crimes .
    Mas isto tinha aqui pano para umas mangas muito grandes .

    JR

    ResponderEliminar