quinta-feira, fevereiro 23, 2023

«Não é só Portugal que estragam. É sobretudo a esperança de ver um Portugal melhor.»


Um dos meus trabalhos, é a busca das palavras dos outros. De vez enquanto encontro coisas que não se conseguem deixar engolir pelo tempo, por nossa culpa (eu sei que há exagero neste sentido colectivo, quando os culpados são sobretudo todos aqueles que nos governaram nas últimas quatro décadas).

Quando Pedro Norton, uma voz insuspeita nos meandros sociopolíticos, escreve: «Se a ideia é só mudar as moscas, tenham um mínimo de decoro e poupem-nos aos discursos messiânicos. Não é só Portugal que estragam. É sobretudo a esperança de ver um Portugal melhor.» O mais curioso é que esta transcrição é de Março de 2012, da "Visão"...

O problema é que andamos nisto há quase quarenta anos. Desde a entrada na União Europeia, que não conseguimos utilizar os fundos europeus para melhorar o país, enquanto Estado democrático. Nunca se fizeram as reformas cada vez mais necessárias, na justiça, na educação, na saúde, na administração pública ou na defesa. Fingimos que as coisas funcionam, remendando aqui e ali, quase sempre com mais custos, e sem que se faça a coisa certa, a pensar no futuro de todos nós.

Desde Cavaco Silva (que gosta muito de se pôr em bicos de pés, mesmo sendo quase o rei dos "rabos de palha"...), passando por António Guterres, Durão Barroso, Santana Lopes, José Sócrates, Pedro Passos Coelho e António Costa, nunca foram feitas reformas de fundo que contribuíssem para a modernização e sustentação do país.

É caso para dizer: tanto tempo e tanto dinheiro perdido...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


2 comentários:

  1. Bom dia
    Nunca fui muito de política mas na minha opinião acho que o que é preciso em Portugal é investimento na cultura , saúde e justiça .
    Muito se prega mas pouco se faz.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, Joaquim.

      E quanto mais tarde se fizerem reformas necessárias, mais difícil será resolver os problemas...

      Eliminar