sábado, março 05, 2022

Viagens pelo Mundo...


À medida que os anos vão passando por mim, reparo que vão caindo mais que dois ou três lugares que gostava de visitar um dia. 

Por exemplo, em relação ao Brasil, além da fixação quase natural pela Baía, Brasília tem ganho pontos nos últimos anos, conseguindo ultrapassar São Paulo ou Rio de Janeiro. 

Isso acontece graças à sua arte arquitectónica é à ideia de se criar uma cidade de raiz, no meio do nada, que foi tão bem apadrinhada por Juscelino Kubitschek (que continua a ser reconhecido como o melhor presidente de sempre do Brasil e foi proibido de visitar a "sua cidade", pelos ditadores militares, embora o tenha feito, "clandestinamente", num dia de chuva...) e desenhada e construída, entre outros, por Oscar Niemeyer.

A minha companheira gostava muito de conhecer Moscovo. Eu nem por isso. E cada vez tenho menos fascínio pelo Oriente...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


6 comentários:

  1. Ao contrário de ti, o Brasil nunca me atraiu. Não gosto do país nem das suas gentes!
    Moscovo é uma cidade fabulosa. Estive lá uma semana inteirinha e adorei. A minha filha esteve lá um mês a fazer um estágio quando andava na Faculdade e ainda gostou mais 😊
    O Oriente também não me fascina.
    Espero reformar-me no início do próximo ano. Na Primavera, se tudo correr bem, quero muito voltar a Itália, onde já estive várias vezes. Mas, desta vez, com dois únicos destinos: Roma e Florença. Uma semana em cada cidade. É o meu projeto mais próximo. Se a guerra não der cabo disto tudo, claro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já gostei mais, Maria.

      Mas sinto um fascínio especial por Brasília, pela sua arquitectura e arte.

      Eliminar
  2. Bom eu nunca visitei os locais que gostaria de conhecer, mas entre eles não estava o Brasil nem a Rússia. Gostava de visitar o Japão e o Egipto.
    Abraço, saúde e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Somos todos diferentes e todos iguais, Elvira.

      Eliminar
  3. Lugares que ficam por visitar por motivos diferentes, mas sempre com pena de não o fazermos.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tanta viagem que fica por fazer, Graça...

      Eliminar