quinta-feira, março 10, 2022

«Isso pode ser a "morte do artista"»


Hoje vou falar de um rapaz que vi crescer, que sempre gostou de dar nas vistas, no bom sentido, ao ponto de ser conhecido como o "palhacito" da família. 

Claro que nem todas as pessoas com estas características, acabam dando actores ou actrizes... A vida dá sempre umas voltas a mais ou a menos, normalmente com mais "derrotas" que "vitórias", nesta caminhada.

Acabámos por nos encontrar na rua esta semana. Bebemos um café e conversámos durante cinco minutos. Já não era o rapaz iludido de há meia-dúzia de anos, foi por isso que fez este desabafo, quando o questionei sobre a sua carreira: «Ultimamente só me dão papéis de merda, mas vai andando...»

Quando lhe perguntei se não se fazia castings na escolha das personagens, disse-me que não era bem assim que as coisas funcionavam. Claro que eu sabia disso, há demasiados estereótipos televisivos. Devem ser poucas as actrizes que gostam de passar a vida a representar a vida de criadas, por muito que estas possam ser interessantes...

Antes de nos despedirmos disse: «Ainda não tenho estatuto para dizer não, para recusar trabalhos. E também já percebi que isso pode ser a "morte do artista" neste meio.»

E como ele está certo... Tanta gente que fica pelo caminho, por pensar que "pode fazer escolhas"...

Continuei a minha marcha pelas ruas, consciente de que a vida está cheia de obstáculos por toda a parte, mesmo onde ela  "parece mais fácil"... 

(Fotografia de Luís Eme - Tejo)


2 comentários:

  1. Boa tarde
    Optar por ser artista, não deve ser nada fácil , pois não basta ter capacidades e vontade para tal, assim como no futebol, ou se é muito bom, ou se tem um grande "padrinho", e claro para além disso muito trabalho.
    Uma opção que nunca tomei, embora fosse uma das minhas preferências de miúdo .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso, Joaquim.

      Se há coisa que a democracia não nos libertou foi da "cunha". É cada vez mais difícil arranjar um simples emprego, sem um "conhecimento"...

      Eliminar