quarta-feira, março 16, 2022

A Lucidez de Pacheco Pereira


Ao longo do seu longo percurso como comentador, José Pacheco Pereira tem sido criticado (muitas vezes injustamente, no meu entender, claro...), por não ter qualquer problema em dizer o que pensa, nunca se preocupando com essa coisa que chamam o "politicamente correcto". 

Isso voltou a acontecer no domingo passado na CNN, quando falou das diferenças de tratamento que são dadas aos refugiados, e que tudo começa pela cor de pele. Deu como exemplos vários conflitos no mundo, também com invasões e bombardeamentos a países. Falou mesmo em estas vítimas terem a "cor errada".

Eu não vou tanto pela "cor de pele" (embora cidadãos portugueses de cor, tivessem sido barrados na fronteira da Polónia, quando estavam a fugir da Ucrânia...). Vou mais pela proximidade geográfica, por a Ucrânia ser na Europa. Por sentirmos este conflito muito perto (até pelo "espectáculo televisivo" diário, que abafou completamente a pandemia...).

Claro que o mal não está no apoio que está a ser dado aos ucranianos, mas sim aos outros refugiados, africanos ou orientais. 

Gosto da lucidez de Pacheco Pereira, porque mesmo quando não concordo com ele, sou "forçado" a olhar para os lados, e não apenas para a frente e para trás...

(Fotografia de Luís Eme - Arealva)


7 comentários:

  1. Acho que já me referi a esse assunto aqui no blog, Luís! É gritante a diferença de tratamento. E, por incrível que pareça, estamos a falar de países que até estavam a construir muros para impedir a entrada de refugiados vindos do Oriente e de África. Só isto já revela bem o " calibre" daquela gente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Maria. Já cidadãos de primeira, segunda e terceira...

      Eliminar
  2. Ouvi mesmo agora na TV o presidente ucraniano dizer que Joe Biden é o presidente da paz e o presidente do Mundo....estará bêbado, ou quê?! Os Americanos são pacifistas?! Isto é inacreditável!

    ResponderEliminar
  3. Sentimos o perigo mais perto e julgamos que depois da tempestade vem a bonança e que a maioria voltará para a Ucrânia.
    Os outros refugiados não têm direito à bonança porque para trás só deixaram fome, pobreza, guerra, além disso a Europa sente-os estranhos à sua cultura, não é só uma questão de cor.
    Se há hipocrisia na solidariedade para uns e abandono para outros, há certamente.



    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mundo farta-se de mudar, para ficar tudo igual, Rosa...

      Eliminar
  4. Olá Luis Eme.
    Saltitando aqui e ali, cheguei aqui.
    Penso que em tempos já andei por cá.
    Seja como for, vou ficar um pouquinho.
    Em ralação a esta guerra que a toda a hora nos enfiam casa adentro eu só digo que mal do mundo quando segue um louco...neste caso dois loucos.
    Mal de quem sofre, seja de que lado for.
    Somos injectados com a guerra da Ucrânia, com os atentados aos seus direitos, mas esquecemos todos os outros conflitos sangrentos no nosso planeta.
    Num trabalho de escola com o meu neto, fizemos uma pesquisa onde ficamos a saber que só há dois sítios onde não houve guerra :o Polo Norte e a Antártida.
    Porque tem uns mais importância que os outros ?
    Não me lembro onde vi...mas uma senhora desesperada num vale de lágrimas a gritar : Coitadinhas daquelas crianças, loirinhas e de olhos azuis, são como nós, não deviam passar por aquele horror.
    Pois não...nem elas nem nenhumas outras.
    Os homens não aprendem.
    Brisas doces.



    ResponderEliminar