sexta-feira, março 24, 2023

Dois "Pedregulhos" no Charco...


Não deixa de ser curioso, que as duas instituições mais conservadoras e menos democráticas da sociedade portuguesa estejam, de alguma forma, a ser colocadas em causa pela forma como funcionam e como interpretam os acontecimentos.

Falo da Igreja Católica e das Forças Armadas (em particular a Armada, que até tem fama de ser o seu ramo "mais democrático"...) e da reacção aos casos de abusos sexuais e à recusa de 13 marinheiros em embarcaram num navio longe de estar operacional.

O advogado Garcia Pereira, na entrevista que deu hoje ao "DN", foi bastante pertinente na forma como abordou este último caso, assim como o funcionamento da justiça, em geral, no nosso país.

Embora saiba que é necessária a disciplina nas Forças Armadas, as coisas têm mesmo de mudar. De uma forma simplista, a mentira de um oficial continua a valer mais que a verdade de um sargento ou de uma praça. E isso não pode continuar, num Estado de direito.

E quando se fala em obediência, apesar do nosso hino nos convidar a "contra os canhões marchar", não se pode, nem deve, entender esta frase de uma forma literal. Não se pode obedecer "cegamente" a uma ordem. Se um comandante mandar que nos atiremos para um poço, profundo sem água, é evidente que temos todo o direito de a recusar, mesmo que depois possamos ser acusados de insubordinação...

É por isso que espero que estes "dois pedregulhos" atirados ao charco, ajudem estas duas instituições a aproximarem-se da sociedade e a funcionarem de uma forma mais democrática e respeitadora dos direitos humanos.

(Fotografia de Luís Eme - Fonte da Pipa)


9 comentários:

  1. Se a obediência fosse cega não tinha havido o 25 de Abril!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Muitos seguirão ou imporão as regras “da velha escola”. Ainda não se atualizaram. Naturalmente são instituições que terão de ser bem estruturadas, mas mediante a evolução dos tempos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O conservadorismo é muito difícil de mudar, é sempre lento, Catarina.

      Eliminar
  3. Cada vez me parece mais que muito poucas pessoas estarão preparadas para viver numa sociedade democrática.

    ResponderEliminar
  4. Ó Luís não percebo porque é que os meus comentários agora saem como Anónimo... não procedi a qualquer alteração.
    Seve

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo. Cada vez há mais gente a querer impor as suas ideias e a não respeitar o que pensam os outros, Severino...

      Eliminar
  5. Eu fui marinheiro e desobedeci a todas as ordens com que discordava. E eles andaram, andaram, até correr comigo. Se eu ainda lá estivesse tentaria empurrar o almirante borda fora!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é que as forças armadas e a igreja não são o melhor sítio para as pessoas livres e de alguma forma, "anarcas" (no bom sentido), Tintinaine.

      Eliminar