quinta-feira, março 02, 2023

Essa coisa absurda que é "matar palavras"...


Estamos sempre a descobrir coisas novas, mesmo que nem sempre contribuam para a nossa felicidade. 

Depois da batalha contra as palavras "ofensivas" (por alguma razão foram escolhidas pelos autores...) que os falsos puritanos querem roubar aos livros, li hoje no blogue "Horas Extraordinárias" que o Instituto Camões vai considerar "palavras mortas", todas aquelas que não sejam utilizadas nos últimos três anos.

Pensava que a vocação do Instituto Camões era acarinhar as palavras em português, nunca "matá-las". 

Pelos vistos estava enganado...

Eu sei que o mundo está cheio de idiotas que ocupam cargos de poder (na política é um "ver se te avias"...), mas em sectores como o da cultura, já de si frágeis, pela notória falta de apoio e investimento, eram dispensáveis.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


12 comentários:

  1. Uma pessoa até fica aturdida!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só por estar a "mangonar" é que não vou a um livro do Aquilino, buscar "palavras mortas", Rosa. :)

      Eliminar
  2. O Instituto Camões em Toronto está agora sediado na Universidade de Toronto. Ultimamente não tenho estado em contacto com membros do Instituto e estou a ver que estou a ficar desatualizada. Ainda recebo alguns emails sobre simpósios, palestras, mas não tenho assistido a nenhum deles.
    Três anos é muito pouco tempo. Talvez palavras que não se usem há mais de 20. Exemplo: “bestial”. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que não se devem "matar palavras", devem estar todas prontas a ser usadas, Catarina.

      Eliminar
    2. Da mesma forma que a adição de novas palavras, neologismos, nos dicionários requer estudos bem analisados e aprofundados, assim se deve proceder com a eliminação de palavras obsoletas.
      A língua evolui e altera-se. Os significados das palavras e as suas nuances, consequentemente, sofrem alteração para refletir as mudanças sociais através dos anos.
      Palavras que já não se usam há apenas três anos... não.

      Eliminar
    3. Não sei se existem palavras "obsoletas", Catarina. :)

      Eliminar
    4. Palavras obsoletas não são aquelas que deixaram de ser usadas, fora de moda, que estão ultrapassadas? Diferentes das arcaicas que são palavras muito mais antigas, de um passado remoto?
      Vossemecê é um exemplo. : )
      Alcaide é um arcaísmo, assim como fiacre (tipo de carruagem).
      Para refrescar a minha memória fiz uma pequena pesquisa quanto a exemplos de umas e outras.
      Numa das listas aparecia também a palavra “balela” que é/era um boato falso. Lembro-me de os adultos da minha família (em Portugal) usarem muito esta palavra. Hoje em dia não sei se ainda é usada ou não. Arcaísmo não será ainda... : )
      Sou de opinião que alguns termos menos usados deverão continuar a figurar nos dicionários, mas chega a uma certa altura que terão de eliminar alguns ou os dicionários físicos terão milhares e milhares de páginas. O meu dicionário da Editora de capa vermelha tem pouco mais de 1800 páginas. Acabei de confirmar. Ainda tem a palavra “vossemecê”. : )

      Eliminar
  3. Para a cambada de ignorantes que são a grande maioria dos portugueses (não tenham dúvidas pois as recentes estatísticas dizem isso) deverá ser, para os atrás citados ignorantes, um alívio; qualquer dia é só abanar com as orelhas...
    Está-se a formar uma geração de imbecis que só sabe olhar para o telemóvel...

    ResponderEliminar
  4. marsupilami04/03/23, 14:01

    Eu ando a ler em voz alta para o meu filho as célebres aventuras do Dom Quixote e seu escudeiro Sancho Pança, traduzidas pelo Aquilino. Recomendo vivamente a todos, numa edição da Bertrand com ilustrações à cabeça e no fim de cada capítulo. Antes de ler em voz alta, li tudo de lápis na mão e dicionário aberto (no telemóvel, que é pra isso que ele é útil: dicionário, enciclopédia). Se gravar as sessões e as enviar ao Instituto Camões, as palavras ressuscitarão?

    (É isso que recomendo aos doutos membros do Instituto Camões: ler de lápis na mão).

    ResponderEliminar
  5. É uma boa ideia, essa do envio, "Marsupilami". :)

    Pode ser que reparem da beleza das palavras, mesmo as difíceis.

    ResponderEliminar