segunda-feira, março 13, 2023

"Dizer o que se quer", para depois se ouvir, o que "não se quer"...


É já antiga a má relação entre Nelson Évora e Pedro Pichardo.

Nelson nunca viu com bons olhos a chegada de Pedro a Portugal e ao Benfica (que ele abandonara, a troco de um melhor contrato por parte do Sporting...). Em pouco tempo passou de "número um" a "número dois" do triplo salto. Pedro além de ganhar mais títulos, ainda bateu os seus recordes com as cores do nosso País.

Com Nelson a caminho da "reforma", pensava que tudo isto já estava sanado. Mas não, passado todo este tempo, o atleta  voltou a colocar em causa a vinda do atleta cubano para o nosso país, assim como o processo da sua nacionalização e a própria Federação de Atletismo. 

E quando se "diz o que se quer", com o objectivo de colocar em causa o outro, pode acabar por se ouvir "o que não se quer"...

Foi o aconteceu ontem. Pedro finalmente respondeu à letra a Nelson (talvez tenha ido longe demais, mas limitou-se a responder a mais uma provocação).

O passado de Nelson Évora distancia-o daquilo que até se poderia chamar, "um português "bacteriologicamente puro" (este expressão é horrível, é quase "nazi"...), pois nasceu na Costa do Marfim e é de cor, e ainda bem. E por isso mesmo, torna ainda mais estranha, esta sua "não aceitação" de Pedro Pichardo como atleta português...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


4 comentários:

  1. Bom dia
    Confesso que nunca entendi esse conflito do Nelson com o Pedro.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Egos gigantes, de quem se sente "o melhor do mundo". Que depois provocam cenas de ciúmes e de inveja (como o Severino disse, muito bem), Joaquim.

      Eliminar
  2. A inveja/ciúme está aqui muito bem representada!

    Contudo devo confessar que para mim só deveria representar Portugal quem nascesse em Portugal, salvo raríssimas excepções.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acertaste em cheio, Severino.

      A coisa ainda é mais estúpida, por vir de alguém que também nasceu noutro país, que devia ter mais compreensão pela situação.

      Acabou-se o tempo dos purismos, Severino. Com todos os imigrantes que temos e se não fazemos filhos, é normal que as selecções, de todas as modalidades, tenham cada vez mais atletas naturalizados...

      Eliminar