quarta-feira, junho 03, 2015

A Capa do Jornal


«Não me espantei por o cabo Colaço ter sido uma das primeiras visitas que apareceu na redacção, na manhã da saída do semanário. Depois de falar com o director, veio ter comigo.

Com cara de poucos amigos quis saber quais eram os objectivos daquela capa, acrescentando que se pretendia pôr toda a Vila em alvoroço, ainda por cima sem saber o que dizia, me iria dar mal.

Apenas lhe perguntei:
- E se eu estiver certo e o senhor errado?

O guarda coçou o queixo e abanou a cabeça de forma negativa, a dizer-me que estava enganado, acrescentando:
- Nós não nos baseamos em suposições. Só trabalhamos com provas.

Olhei-o nos olhos e disse:
- Lá chegaremos. Aqui no Sul se há coisa que não nos falta é paciência. Bem dito povo alentejano, que mesmo a passo de tartaruga, não fica à espera que as coisas aconteçam.

Antes de se despedir e sem perder o seu ar pouco amigável, deixou no ar, quase num tom de ameaça:
- Provavelmente irá ser chamado ao posto. Não gostamos de especulações jornalísticas e por isso queremos tirar toda esta história a limpo.

Limitei-me a dizer:
- Acho muito bem, senhor cabo. - Ao mesmo tempo que via o homem de barriga proeminente a afastar-se e a bater com a porta, à saída.»

A fotografia é de Vivian Maier.

Sem comentários:

Enviar um comentário