quinta-feira, outubro 06, 2022

«Tenho de me pôr a pau, um ano destes ainda me apanham distraído e oferecem o Nobel»


Há pessoas que invariavelmente nos deixam bem dispostas, por terem a capacidade de fazerem humor com quase tudo. São um bálsamo para os nossos dias.

E felizmente, continuam pouco preocupados com os puritanos e com essa coisa curiosa que é o "politicamente correcto". 

Foi por isso que me fartei de rir, quando o meu amigo Rui, escritor da terceira divisão (tal como eu...), disse: «Tenho de me pôr a pau, um ano destes ainda me apanham distraído e oferecem o Nobel.»

É possível que haja muita gente que diga que conhece e já leu a escritora francesa, Annie Ernaux. Na nossa mesa nunca ninguém tinha ouvido falar da senhora, muito menos lido qualquer obra... 

Pois é, estes senhores júris do Nobel, devem fartar-se de procurar escritores que quase ninguém conhece, para lhes premiarem a vida e obra...

(Fotografia de Luís Eme - Cacilhas)


10 comentários:

  1. Eu também não tinha ouvido falar desta escritora. Já requisitei dois livros dela da biblioteca. Parece que os suecos preferem premiar desconhecido/as, já que os outros na lista são sobejamente conhecidos a nível mundial. Já são famosos e ricos. :)
    Pelo que li ela apenas escreveu 20 livros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei porque fazem isto, Catarina, mas só desprestigia o prémio...

      Eliminar
  2. Eu desconhecia e o que li sobre ela não me deixou entusiasmada.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Tal como hoje já tive oportunidade de salientar no blogue do nosso amigo Sammy deste Prémio Nobel Literatura 2022, Annie ERNAUX, li há pouco tempo, da nova Colecção Miniatura dos Livros do Brasil (n°.16), "UMA PAIXÃO SIMPLES" e gostei-uma história que pode acontecer ao longo da vida de qualquer homem ou mulher-foi o único que li dela, aliás confesso que antes deste livro nem a conhecia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tal como o Sammy, não escolho os autores pelos prémios, Severino.

      Prefiro as sugestões dos amigos.

      Eliminar
  4. Não é que eu escolha os livros pelos prémios, até porque li este da Annie ERNAUX antes da atribuição do prémio. Contudo, devo confessar, que tenho curiosidade em ler as obras dos escritores que ganharam este prémio (Nobel) porque, penso eu, devem, salvos as inevitáveis excepções, ter algum valor e logo à partida parto para a sua leitura com algum crédito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que eles depois de serem premiados ficam em desvantagem, Severino, porque esperamos sempre "uma obra da prima" e a maior parte das vezes são livros normais.

      Eliminar