domingo, outubro 02, 2022

O (nosso) Desperdício de Talento


Hoje tinha pensado falar das "corridas de carros" que ocuparam a Margueira (Lisnave...) durante o fim de semana, mas a única coisa de interesse que encontrei por lá foram as pessoas que  fui guardando na minha máquina fotográfica.

Mas já à noite, enquanto ia assistindo, aqui e ali, à "feira de vaidades da SIC" (prémios globos de ouro), fui surpreendido por um momento especial.  A Catarina Vasconcelos foi premiada na categoria de melhor filme, com "A Metamorfose dos Pássaros". Não estava presente e foram os dois produtores que receberam o prémio e agradeceram ao público.

Um deles, aproveitou a presença do ministro da Cultura e do presidente da Câmara de Lisboa, para lhes lembrar as dificuldades com que vivem os realizadores, actores e técnicos, assim como o pouco apoio que o Estado dá à Cultura no geral e ao Cinema, em particular.

E em jeito de desabafo disse que não devia haver um país onde se desperdiçasse tanto talento como o nosso.

Mas o mais grave, é que este desperdício de talento faz-se em todas as áreas. Os nossos melhores jovens acabam por partir, mais tarde ou mais cedo, para outros mundos onde o seu talento e o seu trabalho é reconhecido e aplaudido.

Que estamos na cauda da Europa em quase tudo, não é nenhuma novidade para ninguém. (Os medíocres dos nossos governantes fingem não perceber que a sua preocupação em serem "bons alunos", além da "esmola" de fundos, não tem trazido nada de novo nem de útil ao país).

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


4 comentários:

  1. Bom dia
    Alguns políticos que conhecemos não desperdiçam o seu "talento" e até o usufruem da melhor maneira .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas afastam talento à sua volta, Joaquim.

      Têm medinho.

      Eliminar
  2. Haverá alguma dúvida que, sejam eles quem forem, os nossos governantes são uma chusma de gananciosos de obcecados pelo poder, de compadrios (são tudo família e amigos, a revesarem-se no poleiro, uma cambada de parasitas)? Alguém ainda acreditará nesta gente? Terão ainda algum crédito junto de alguém?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, esse tem sido o grande problema, do chamado "bloco central", Severino. O populismo tem crescido graças a estas práticas.

      Eliminar