sábado, outubro 08, 2022

Uma "Lente de Aumentar" da Sociedade...


Há quem goste de dizer que o futebol é uma metáfora da sociedade, eu prefiro utilizar a expressão "lente de aumentar", porque tudo é vivido neste espectáculo com mais rapidez e emoção. É por isso, que muitas vezes as vitórias e as derrotas não traduzem a realidade, tanto podem esconder como mostrar os problemas.

Sim, quando se perde tudo é colocado em causa, até o guardanapo que estava fora de sítio na mesa do pequeno almoço. Quando se ganha, a euforia do momento é capaz de esconder até ordenados em atraso ou o mau feitio do treinador...

Sei que se esta "lente de aumentar" também fosse usada na política, muitos governantes passavam o tempo a saltar de cadeira em cadeira, até se estatelarem, definitivamente, no chão. Pode-se dizer que as coisas estão a mudar, com os sucessivos "casos e "casinhos" do governo de Costa, mas talvez não seja bem assim.

O que acontece é que a "direita" foi ocupando o espaço do comentário político nas televisões e jornais, e os comentadores sim vão para os estúdios e para os jornais com a indispensável "lente de aumentar", porque estão cansados de levarem com a "arte circense" de António Costa, que traz quase sempre um "número" diferente no bolso para enfrentar as oposições.

Do que não tenho dúvida, é que se António Costa fosse treinador, nos últimos anos já tinha sido vítima da famosa "chicotada psicológica", mais que uma vez. Só que ele é político...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa) 


2 comentários:

  1. Políticos!!!
    Uma boa semana com muita saúde, meu Amigo Luís.
    Um abraço.

    ResponderEliminar