quinta-feira, outubro 20, 2022

Comunicar é Enganar?


Nos tempos que correm, fica-se com a sensação de que comunicar é enganar.

Não estou a falar dos "vendedores de banha da cobra" que estão nos intervalos de todos os canais de televisão e vendem de tudo um pouco, desde comprimidos milagrosos, que nos fazem emagrecer, limpam o fígado e fortalecem os ossos, aos colchões ou chinelos mais confortáveis do mundo.

Estou a falar de quem faz e escreve notícias (até nos telejornais...). Têm cada vez menos problemas em dizer que o que não é, é. 

Estou a falar dos nossos políticos (há cada vez menos excepções), que andam sempre a "navegar à bolina", das meias verdades e meias mentiras. E mesmo quando são apanhados, tem sempre outra "mentirinha" na manga, para se defenderem.

E nem vou falar de futebol, onde o objectivo dos principais clubes, é desinformar os seus sócios e "achincalhar" os adversários, através dos seus departamentos de comunicação.

A única certeza que tenho, é que em nenhum dicionário comunicar é sinónimo de enganar.

(Fotografia de Luís Eme - Caldas da Rainha)


2 comentários:

  1. Boa tarde
    Um destes dias os políticos inventam um novo dicionário.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é um problema apenas dos políticos, Joaquim, é da própria sociedade. Andamos a "fabricar" vendedores de banha da cobra, em tudo o que é sitio. Só o dinheiro, o lucro, é que contam...

      Eliminar