quinta-feira, outubro 27, 2022

O Futuro cada vez menos risonho dos Livros...


Ontem falei para mais de meia-dúzia de pessoas, sobre livros. Queriam saber a minha opinião sobre o "futuro dos livros". Embora seja optimista, disse que os livros passaram definitivamente de moda e que no futuro, serão cada vez mais um "objecto de culto", usado apenas por quem gosta de adquirir conhecimento e de ler histórias de papel.

Infelizmente não havia jovens metidos nesta conversa. Ou seja, algumas daquelas pessoas que estavam ali para conversar, ainda liam livros, ainda continuavam a dar uma importância a estes objectos, que eles já não tinham...

Com algum descaramento, até disse que eles até tinham perdido valor como ornamento decorativo. Já quase ninguém exibia orgulhosamente uma "biblioteca" na sala de estar. Talvez estivesse a exagerar, mas era o que pensava. Fui novamente "contra a corrente"...

E nem me quis alongar com os índices de leitura, que correm o risco de ainda serem piores que os que nos são oferecidos, e que parecem caminhar para fazer de "cada leitor um tolinho", dando por vezes até a impressão que a leitura de livros "é uma perda de tempo".

Claro que os livros também têm vantagens, quem gosta mesmo de ler, vai ler sempre livros (talvez tenha exagerado novamente, mas foi a melhor maneira de acabar a conversa).

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


10 comentários:

  1. Bom dia
    Embora as novas gerações estejam mais viradas para outros patamares , acho que os livros terão sempre um lugar no homem e na sociedade em geral .
    Pelo menos assim o espero .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho dúvida, Joaquim.

      Mas penso que o seu peso será cada vez menor, tenderá a ser um objecto quase de luxo...

      Eliminar
  2. Eles nem sabem nem sonham...(vão ao google)

    ResponderEliminar
  3. Os livros ainda decoram as minhas mesas. ; )
    Hoje em dia, com tantas plataformas sociais, as pessoas dão preferência à interação por este meio, às notícias da última hora sobre tudo e mais alguma coisa. Os mais velhos ainda se dedicam à leitura de livros nos seus vários formatos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas já não decoram as dos nossos filhos, Catarina...

      Tudo muda.

      Eliminar
  4. Eu gosto de ler, e ler em papel.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Espero que na minha família os livros continuem a ser lidos!

    Abraço

    ResponderEliminar