sexta-feira, julho 22, 2022

Alguns Nomes...


Há nomes que se colam com mais facilidade aos rostos humanos. Foi o que notei com a Clarisse, que estava ali à minha frente, a tentar ser o mais prestável possível. 

Quando me virou costas para ir à procura do que eu precisava, fiquei a pensar que sempre gostei deste nome e conhecera poucas clarisses ao longo da minha vida, mesmo dentro de livros ou filmes.

Soube o seu nome por estar num atendimento e ela ter uma pequena placa que a identificava. Foi simpática, apesar de descobrir algumas "nuvens" em volta do seu olhar. Provavelmente cansaço, de uma vida difícil. Apesar de jovem (ainda não ultrapassara os trinta anos...), era capaz de já ser mãe, o que normalmente ainda escurece mais a pele rente aos olhos...

Despedi-me com um, "boa tarde, Clarisse", que recebeu como resposta um sorriso luminoso.

Durante a caminhada até casa fui pensando em nomes femininos menos vulgares que gosto. Esmeralda foi o primeiro nome que me apareceu. Conheci duas, há muitos anos, ambas bonitas e quase exóticas como os seus nomes. Dulce, também disse que sim. E não me lembrei de mais nenhum, diferente.

(Fotografia de Luís Eme - Algarve)


16 comentários:

  1. Dá-se pessimamente com o calor... mas Clarisse, mesmo bonito nome, lembra-lhe sempre Jodie Foster no excelente filme «O Silêncio dos Inocentes», apesar de no filme o guião nos diga que se trata de Clarice.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me lembrei nada de Clarices estranhas (como a Lispector e personagem da Jodie...), talvez por causa dos ésses, Sammy. :)

      Eliminar
  2. Conheci uma Esmeralda. Neste momento não consigo lembrar-me se era uma colega ou se amiga dos meus pais.
    Houve uma época em que os portugueses a viver em Toronto gostavam do nome Jason, Lucas, Melanie e Ashley. Tantos garotos conheci com estes nomes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São modas, Catarina. Agora até se fazem estatísticas dos nomes "mais" de cada ano.

      Eliminar
  3. Infelizmente tenho um nome que ninguém pode considerar bonito, interessante!


    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é o teu nome, Rosa dos Ventos?

      Eliminar
    2. Não escolhemos vir, e também não escolhemos o nosso nome...

      Ser artista tem várias vantagens, uma delas é podermos escolher outro nome, Rosa. :)

      Eliminar
  4. Gosto muito de Violeta. É diferente e faz-me sempre lembrar a ópera La Traviata..😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é que é singularidade, Rosa. Nunca conheci nenhuma Leonilde (imagino que te chamam Leo...).

      Eliminar
    2. Também gosto de Violeta, Maria. Singular também.

      Eliminar
    3. Olha Leo eu também não gosto nada do meu nome : Manuela. Mas é o que tenho!
      UmaMaria

      Eliminar
    4. Uma das minhas poucas grandes amigas chama-se Manuela.
      Sou Leo
      para muita gente e Nide para as sobrinhas-netas do lado da minha irmã

      Eliminar
    5. Nide é muito bonito.😊
      UmaMaria

      Eliminar
  5. Os meus comentários sumiram?

    ResponderEliminar