quinta-feira, julho 07, 2022

A já Velha Hipocrísia Norte-Americana


Sei que os norte-americanos nunca foram um bom exemplo de quase nada, para o mundo. Sempre acenaram com a "bandeira" do país mais livre do planeta, mas nunca passou disso mesmo, de uma bandeira.

Não é por isso de estranhar o retrocesso na lei do aborto, muito menos o eternamente adiado "debate" sobre a venda e o uso e porte de armas.

Sempre que há mais um "louco" que decide fazer dos seus semelhantes alvos, apenas porque sim, lá surge nas televisões a velha afirmação dos políticos: "Temos de acabar com estes atentados, temos de fazer um debate sério e alterar a lei das armas."

No dia seguinte finge-se que não se passou nada e o assunto fica resolvido, "à americana" (como tantos outros...).

É esta mesma hipocrisia, que alimenta o falso puritanismo, capaz de censurar filmes e livros. Porque o importante continua a ser o "parecer". E só se consegue manter erguida a capa do "melhor país do mundo", alimentando os vícios privados e as virtudes públicas...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


2 comentários:

  1. Não é bem assim, Luis. A sua potência militar continua a ser inquestionável e o seu patriotismo também. Agora se falarmos sobre os Republicanos e como a maior parte deles está dependente da NRA, isso já é outra estória. Que a democracia corre um maior perigo desde Trump tb é verdade. Eles põem entraves em qualquer iniciativa de Biden. Mas reconheço que há um retrocesso com as leis do aborto. Não o promovo, mas a mulher deverá ter o direito de tomar decisões sobre o seu corpo e não o Estado.

    ResponderEliminar
  2. São uma nação especial, Catarina.

    Basta pensarem que são "os polícias do mundo" (a par da Rússia), para quererem fazer girar a "bola" como lhes parece melhor...

    ResponderEliminar