domingo, julho 03, 2022

A Procura Incessante da "Estrela de Famoso" (pelos próprios)


De vez em quando estou num lugar público e reparo em alguém (homem ou mulher) que passa a olhar para os lados, como se estivesse a passar por alguma passadeira, de qualquer cor. Não é difícil perceber que em algum momento das suas vidas, estiveram quase, quase, a agarrar a tão ambicionada estrela de "famoso". Tanto podem ter participado em qualquer programa manhoso da televisão, como serem cantores da "cassete pirata" ou actores de terceira categoria.

Normalmente não os conheço, mas mesmo assim, finjo não perceber ao que vêm, por achar desolador  aquele "espectáculo" em busca do reconhecimento. 

Mas depois fico a pensar, que esta gente precisa mesmo disto, de mesas de autógrafos em qualquer centro comercial, de "estar" numa festa qualquer com um rissol na mão e um copo com palhinha na outra a promover cuecas ou cremes. 

Graças aos "engodos" lançados diariamente nas televisões, esta gente quer simplesmente ser "famoso", sem saberem muito bem o que isso significa. Para eles ser famoso é "aparecer", "ser visto", mesmo que não saibam fazer nada. O simples facto de serem figurantes de qualquer programa intromissivo (daqueles que segundo os entendidos dá "audiências"), faz com que sejam "felizes" e se sintam "importantes".

Claro que também sei que são muito poucos os actores ou músicos, com talento e popularidade, que se sentem incomodados com estas coisas. Mesmo os que saem à rua de óculos escuros ou passam a vida a queixarem-se nas revistas mexeriqueiras que "deixaram de ter "vida pessoal", adoram este jogos de rua, em são apontados  e olhados de alto a baixo pela gentinha que passa e adora passar ao lado do actor ou actriz da telenovela das nove.

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


10 comentários:

  1. É a "geração unhas de gel" que, na grande maioria, só quer é larêu (=folia) e não conhece nem nunca ouviu o não. Todavia, surpreendentemente, oiço com frequência que será a geração mais bem preparada; deste modo serei eu que ando a dormir acordado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Unhas de gel bem preparadas? Ninguém " bem preparado" usa unhas de gel. Isso é para mitras!

      Eliminar
    2. Lá estás tu a generalizar, Severino.

      Penso que estes fulanos do croquete são uma minoria.

      Também não gosto muito da expressão da geração mais bem preparada, porque não se pode comparar o incomparável. Mas reconheço que são teoricamente mais habilitados.

      Por outro lado, são os que tem mais dificuldade em arranjar empregos bem remunerados e estáveis (a maior dos jovens têm trabalhos precários, apesar de licenciados). É por isso que perdemos os melhores para os outros países...

      Eliminar
    3. Realmente concordo que não se pode generalizar e apenas por distração lamentavelmente não o salientei.
      E também lamento a falta de emprego sobretudo para os jovens (muitos licenciados), Faço notar que a minha geração começou, na sua grande maioria, a trabalhar a partir dos 14 anos.

      Eliminar
  2. Achei graça a este post.
    Por viver numa terra onde no quotidiano não há muita gente nunca me apercebi desses comportamentos.
    Mas o mundo pula e avança à custa de gente anónima.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De vez enquanto cruzo-me com paspalhos destes, que olham para todos os lados, a ver se olham para eles e se os reconhecem, Rosa.

      Uma vez vi um actor fazer uma cena deplorável num hipermercado, a passear de pose em pose, de corredor em corredor. Enfim...

      Eliminar
  3. Hoje não sei comentar sobre o tema da postagem. : )

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde
    Gostam da passadeira vermelha .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vermelha, castanha, amarela, de qualquer cor, Joaquim. :)

      Eliminar