sexta-feira, julho 15, 2022

Se Fossemos um País Normal...


Se fossemos um país normal, os presidentes de juntas de freguesia e de câmaras, seriam os últimos a querer falar para as televisões, porque muito do que não se fez nas suas terras - na prevenção contra os incêndios - é responsabilidade sua.

Mas como se percebe com facilidade, são os primeiros a falar. Não deixa de ser curioso, não vermos jornalistas a fazer perguntas incomodas sobre o que não se fez de limpeza rente às casas das suas freguesias, fechando os olhos às distâncias de segurança que devem existir.

Se fossemos um país normal, muitos dos repórteres que estão no terreno deviam fazer o que o presidente Marcelo fez (segundo o testemunho do próprio), aceitar as recomendações dos responsáveis que lhe disseram que a sua presença perto nas frentes de fogos, era mais prejudicial que benéfica...  

Normalmente só vejo as notícias da noite, por isso escapou-me o quase "relato de futebol" (que às vezes é transferido para as provas de atletismo dos Jogos Olímpicos) de ontem, do repórter Amílcar Matos da CNN, quase feliz por se estar quase a bater um recorde nacional. 

« "48º é o número que se quer atingir, hoje, aqui em Coruche. Se esse número [de graus] for batido temos recorde batido e Coruche faz a festa"... E uma legenda 'informa' a audiência que "Coruche pode bater hoje o recorde europeu"!»

O mais grave é que o jornalista deve achar que fez bem o seu papel. Tal como os presidentes de junta e de câmara...

Se fossemos um país normal, de vez em quanto fazíamos autocrítica, em vez de passarmos o tempo a "sacudir o capote" e a apontar o dedo na direcção dos outros.

(Fotografia de Luís Eme - Algarve)


7 comentários:

  1. Boa tarde
    A nossa comunicação social cada vez mais na mesma ou pior .
    Há dias deparei com um veículo da GNR a passar mesmo em frente á minha casa , o que é coisa rara , e até parou pois mesmo em frente existe um terreno que por acaso ainda não foi limpo .
    Será que vão abordar o dono do dito para que o faça e lhe apliquem a respetiva multa , pois tempo não lhe falta e possibilidades para pagar a quem o faça também não.
    Vou esperar sentado para ver , pois todos os anos é a mesma coisa .

    JR

    ResponderEliminar
  2. Que estupidez! Bater o record de uma temperatura alta?!
    UmaMaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A televisão precisa de "heróis" e de "vitórias", Maria...

      Eliminar
  3. Mas não somos e penso que talvez nem os haja.
    A anormalidade passou a normalidade há muito.
    Eu continuo a mandar limpar os terrenos que herdei e cuja localização conheço e de onde não retiro qualquer proveito.
    Aquilo que foi riqueza de antepassados é encargo bem pesados para quem cumpre a lei.

    Abraço

    ResponderEliminar