terça-feira, dezembro 22, 2020

Os Jogos que Parecem Treinos, por lhe Faltar o Essencial...


Ao contrário do que dizem algumas vozes (dessas mesmo que não chegam ao céu...), aquele que é o melhor jogador de futebol do mundo, a par de Cristiano Ronaldo, não joga bem apenas com os pés. Ontem Lionel Messi conseguiu dizer numa frase o que acontece hoje nos estádios do futebol vazios durante um jogo, mas sobretudo o que sente um jogador, que se alimenta do calor humano e dos cânticos e gritos que ecoam das bancadas... 

«Com a pandemia todos os jogos são muito difíceis. O futebol mudou muito, e para pior. É horrível jogar sem adeptos, é uma péssima sensação. Não vendo ninguém no estádio, para nós, é como se fosse um treino e custa muito ‘entrar’ nos jogos, por isso é que as coisas estão tão equilibradas. Oxalá tudo isto passe para voltarmos a ter adeptos quando tudo regressar à normalidade.»

Já escrevi aqui, mais que uma vez, que é uma estupidez os estádios não terem público. A única ameaça visível são as claques, e elas sim, devem ser proibidas de frequentar os campos. Agora o adepto comum, que vibra com os seus ídolos e com o seu clube, capaz de oferecer a tal "vida" que falta ao futebol, devia ser bem vindo. Mesmo que onde cabem 60 mil, estivessem apenas 6 mil... 

O jogo deixava logo de ser o "treino", de que Messi fala, e muito bem...

Quer queiram quer não, o público é a "alma" de qualquer espectáculo, seja ele desportivo, musical ou teatral.

(Fotografia de Luís Eme - Caldas da Rainha)


11 comentários:

  1. Totalmente de acordo com este excelente texto.

    Mas ouso acrescentar que, todavia, ainda ouço alguns comentadores, nomeadamente um tal Pedro Henriques, contrariarando esta evidência, têem a lata de dizer que, no entanto, o actual líder do campeonato tem, ao contrário dos outros, beneficiado deste facto...onde chega a imbecilidade para tentar tirar o mérito a quem o tem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, Severino, que o Sporting é a equipa mais "assobiada" pelos próprios adeptos. E isso muitas vezes tem um grande peso junto dos jovens. É por isso que se diz que o Sporting é a equipa mais beneficiada pela falta de público.

      Mas tens razão, há exagero. E tentativa de diminuir o excelente trabalho de Ruben Amorim.

      Eliminar
  2. Subscrevo, Luís, embora o meu filho diga que o Sporting está em 1º lugar exatamente por isso.
    O seu público estraga tudo! :)
    Bem no fundo todos somos atores, daí todos precisarmos de público!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os "Leões" são um público especial, Rosa.

      Mas nesse caso particular, é mais a claque que o adepto comum, por estar em conflito com a direcção.

      E sim somos todos actores, uns mais que outros. Mas somos mais o que gostamos do foco de luz no palco que da sombra...

      Eliminar
  3. Gosto de futebol.
    Tinha 5 anos quando, pela mão do meu avô, entrei no Campo Grande, a velha «estância de madeira», onde jogava o Benfica.
    Hoje direi que o futebol deixou de ter o gosto que ganahei naquela tarde de domingo de há 70 anos.
    Irei sair por uns dias e, como nem sequer tenho telemóvel, deixarei de passar pelo Largo mas deixo-lhe um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu acho que o público, infelizmente, não deve estar na bancada para bem do próprio público que, ao gritar, projeta gotículas que podem provocar a infeção. Esperem mais uns meses e vacinem-se! Ninguém morre por falta de bola!

      Eliminar
    2. Já dizia Arrigo Sachi (treinador de futebol, italiano): "o futebol é a coisa mais importante entre as coisas menos importantes da vida"

      Eliminar
    3. Também foi o meu pai que me levou pela mão ao futebol, aos seis, sete anos ao velho Campo da Mata das Caldas, Sammy...

      Continuo a gostar de futebol (muito) mas não vou aos estádios. Até porque me distraio e olho mais para o que rodeia o espectáculo que para o jogo. :)

      Eliminar
    4. Maria, se em vez de 60 mil forem só seis mil, não há esse perigo das goticulas, até porque estão ao ar livre.

      Segundo essa perspetiva, não podíamos ir a lado nenhum com pessoas... muito menos em sitios fechados.

      Eliminar
    5. E é mesmo assim, Severino, pelo menos para quem gosta de futebol. :)

      Eliminar
    6. E não devíamos ir mesmo, principalmente a sítios fechados!
      Repare, eu tenho asma. Sou uma doente de risco. Imagina como me sinto sempre que vou a um supermercado e vejo magotes de pessoas juntas, sem distanciamento social, à minha volta?!
      Até andar de máscara me custa por causa da respiração....e a minha asma é ligeira!

      Eliminar