terça-feira, dezembro 29, 2020

O Microclima do Oeste e o Frio Oceânico...


Hoje fui almoçar com a minha mãe e com o meu irmão e antes resolvi passar pela praia que gosto de chamar "da minha vida". Essa mesmo, a Foz do Arelho. 

Embora estivesse um frio quase de "rachar", gostei de ver aquele mar mexido, onde dei tantos mergulhos na adolescência e começo de idade adulta, com meia-dúzia de amigos inesquecíveis.

Curiosamente, durante a viagem Almada-Caldas, senti que o microclima do Oeste nem sempre funciona de uma forma negativa. Atravessei Lisboa com chuva ligeira, mas depois de Loures comecei a ver o Sol a espreitar, que acabaria por me acompanhar durante toda a viagem.

No regresso a casa aconteceu a mesma coisa. Embora não tenha apanhado chuva, notei que quando estava a passar por Torres Vedras ainda havia vestígios de água na auto-estrada (que devia ter caído minutos antes...). 

(Fotografia de Luís Eme - Foz de Arelho)


4 comentários:

  1. Por aqui o microclima traz-nos frio de rachar!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Ele não sabe se nascerá, aqui no Largo, outro texto que lhe permita deixar um comentário, e ao mesmo tempo, deixar-lhe uma saudação pelo novo ano prestes a chegar. Apraz-lhe que seja esta praia que bem conhece, por motivos não muito felizes, e que o leva a lembrar um fim do ano na casa que o pai tinha em Almoçageme, fiando o silêncio, bebendo um vinhito branco que dava pelo nome de «Beira-Mar», comendo rabandas, ouvindo a ronca do Cabo da Roca, estava nevoeiro, estava sempre nevoeiro, a luz do farol a que o filho chamava «o olho».
    Lembrar aqueles dias, aquela paz.
    Agora o tempo daquele abraço, Luís,como o pássaro do mundo sobre o exílio da sede, para citar António Ramos Rosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato pela companhia, pelas palavras e pelos ensinamentos (o Cais do Olhar ensina muito mais que o olhar...), Sammy.

      Abraço

      Eliminar