sexta-feira, dezembro 11, 2020

Quando Evito Ser Cavalheiro...


Continua a fazer-me confusão que algumas mulheres feministas, continuem a gostar do "cavalheirismo". Digo isto porque embora esta característica masculina possa ser entendido como um sinal de "boa educação", carrega dentro de si vários sinais negativos, que podem ir desde o paternalismo até à desigualdade.

Tenho uma amiga feminista militante, que não só gosta, como é capaz de definir o cavalheiro como um homem que gosta de agradar às mulheres, não encontrando nesta maneira de estar, qualquer contradição com o desejo de se viver uma igualdade plena entre ambos os sexos.

Acho que é por isso mesmo, por causa das nossas contradições, que faço os possíveis para não ser cavalheiro quando estou com ela.

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


6 comentários:

  1. Apenas educado q.b. ! :)
    Não tenho dessas frescuras!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, há pessoas que ainda não perceberam que igualdade não é sinónimo de superioridade, Rosa.

      Já me irrita tanta "esperteza".

      Eliminar
  2. É uma coisa que sempre me fez também muita confusão. Algumas mulheres querem direitos iguais e privilégios por serem mulheres. A única coisa que exijo de um homem é ser tratada com a mesma educação com que eu o trato.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso, Elvira, querem ser iguais quando lhes dá jeito.

      Eliminar
  3. Por detrás de um grande homem está sempre uma grande mulher.

    Esta é uma das frases que, sobre o assunto, mais detesto.

    Eu e a minha mulher sempre estivemos lado a lado, sempre temos caminhado ao longo da vida lado a lado. E é assim, lado a lado, que o homem e a mulher devem estar e caminhar, esta é a verdadeira solidariedade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas em muitos casos ainda é assim, Severino.

      Gostava que fosse tudo mais natural, que nos aceitássemos com as nossas diferenças, sem nos colocarmos em bicos de pés ou dar um passo em frente (contrariando o que defendes, muito bem).

      Eliminar