sexta-feira, dezembro 18, 2020

Livros Dentro de Caixas e de Conversas


Eram meia dúzia de caixas de papelão com livros. Muitos deles ainda embalados em plástico, completamente "virgens" de leitores. A amiga que me pedira ajuda para ver o que estava dentro das caixas, achou estranho aquele "desperdício" (a palavra é dela), mesmo sem ser uma grande leitora.

Eu não estranhei assim tanto, apesar de ser leitor. Lembrei-me de ter recebido ofertas de livros para a biblioteca da Incrível Almadense, também ainda protegidos pela embalagem fechada. Também eles editados pelo Círculo de Leitores.

Lembrei-lhe que devia ser mais comum isto acontecer do que ela pensava, devido à "obrigatoriedade" deste clube de leitores de se adquirirem livros de tempos a tempos. Nem sempre havia os livros que se queria ler e acabava por se escolher um "mal menor", que acabava por ficar no canto. E entretanto chegava mais um "aviso", para se comprar mais uma obra literária...

Contei-lhe que fora sócio deste clube, mas por pouco tempo, por não gostar de ser "obrigado" a comprar livros e também por achar as suas encadernações demasiado pomposas.

Mas havia livros bons, por abrir. Vários Saramagos. Alguns clássicos americanos. Ela disse-me para escolher os que quisesse... e eu já sem espaço em casa para livros, a dizer-lhe que levava apenas um: a "Viagem a Portugal" de José Saramago (a primeira edição de 1981), ilustrada com fotografias de vários autores, inclusive dele.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


10 comentários:

  1. Um belo presente.
    Abraço saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem gosta de livros, olha-os sempre como bons presentes, Elvira. :)

      Eliminar
  2. Também fui sócia deste clube o tempo suficiente para lhes comunicar que já não estava interessada na sociedade.
    Eu já encontrei belíssimos livros de Eça de Queiroz em Lisboa, no lixo de umas obras!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há cada vez mais gente a deitar livros fora, Rosa.

      Para eles, os livros são apenas um objecto decorativo...

      Eliminar
  3. Qualquer livro de Saramago é uma boa escolha.
    Que tenhas um Natal cheio de amor e conforto. Que o ano de 2021 te traga saúde e paz.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Graça, ensina-nos sempre qualquer coisa...

      Eliminar
  4. Num contentor das obras de remodelação de um prédio achei uma colecção completa, creio que vinte e tal livros, do Ferreira de Castro em capa dura azul do CL e ainda mais uns quantos doutras editoras e lá vim eu, todo contente, carregado para entrar sorrateiramente em casa [mais livros, mas onde é que pões tanto livro? e, ainda por cima, apanhados no lixo...]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, são coisas que acontecem com cada vez mais normalidade, Severino.

      Vejo muitas vezes livros rente a contentores. Só lhes mexo se estiver algum livro apetecível à mostra. Mas fico sempre incomodado.

      Eliminar
  5. Já deitei livros fora, depois de os ter lido e não ter gostado. Eu compro muitos! Não tenho mais espaço. Quando leio um livro, se não gostar dele, vai para a reciclagem e pronto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho muita dificuldade em desfazer-me dos livros. É estúpido porque muitos ficam em caixas de papelão, no sotão dos meus pais, Maria...

      Eliminar