quarta-feira, dezembro 23, 2020

Quando a "Superioridade Intelectual" quer ser mais Forte que a Razão...


Sempre me incomodou, que no meio de qualquer discussão, um dos intervenientes traga para cima da mesa a sua "superioridade intelectual", quando não consegue responder com a eloquência das palavras ou a força dos factos. 

Embora tenha a percepção que os artigos de opinião publicados no "Público", tanto de Raquel Varela (investigadora e professora), como de Carmen Garcia (enfermeira), tenham passado ao lado de uma boa parte dos visitantes deste blogue, apetece-me falar sobre eles. Não tanto sobre a pandemia, mas sobre o que mais me incomodou: a pretensa "superioridade intelectual" que Raquel Varela quis transportar para a discussão, tentando colocar Carmen Garcia, num plano inferior ao seu.

Isto ainda é mais lamentável, vindo de alguém que defende os valores humanistas da esquerda, que se baseiam na igualdade de oportunidades e na liberdade de expressão.

Raquel Varela não gostou que colocassem em causa os seus pontos de vista (defendeu a postura liberal da Suécia, que devido ao elevado número de mortos até já mereceu um pedido de desculpa do Rei ao seu povo...), ainda por cima por alguém que sabe do que fala, pela sua experiência hospitalar.

E por isso "fingiu" que gostava que fosse um professor catedrático, médico a responder-lhe e não uma enfermeira... com um cheirinho mais a "estado novo" que a "abril".

(Fotografia de Luís Eme - Abrantes)


4 comentários:

  1. Pois, eu não tive conhecimento dos artigos citados. Tenho para mim que quem é verdadeiramente intelectualmente superior não tem necessidade de o apregoar.
    Aproveito para lhe desejar um Bom Natal, com muito Amor, Saúde e Paz.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto "rei na barriga", até de grandes esquerdistas, Elvira...

      Eliminar
  2. É verdade Luís, é a tal esquerda caviar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É gente que acaba por ter os mesmos tiques que finge combater, Severino.

      Também querem ser eles os únicos a "ter voz" e razão...

      Eliminar