sexta-feira, novembro 27, 2020

Contradições entre o Bom Senso e a Liberdade


Faz-me confusão perceber que quase meio século depois da Revolução de Abril, ainda existem tantos "anti-comunistas" entre nós. Sei que a minha opinião não se afasta do facto de ser de esquerda e de ter bons amigos comunistas, mas não foge muito da realidade. 

Com a "Festa do Avante" foi o que se viu. Agora com o "Congresso", passa-se a mesma coisa. Há por aí uma onda que é muito mais que negativista, é quase odienta contra o PCP, alimentada por uma direita que nunca esteve tão sedenta de poder como hoje (vale tudo, até alianças com a extrema direita...).

Sei que se pode falar da falta de algum bom senso no PCP, por existir recolher obrigatório na área metropolitana de Lisboa, depois das 13 horas, durante o fim de semana. O mais lógico seria os seus dirigentes terem adiado o Congresso. Até porque não é difícil de prever que o PC será o único a pagar por este "atrevimento" nos próximos actos eleitorais.

Por outro lado, há toda uma história de resistência, de luta pela liberdade, que não pode ser esquecida. A organização deste Congresso (tal como já tinha sido a da "Festa do Avante"), tem também esse significado. É preciso resistir, é preciso continuarmos a viver com a normalidade possível, sem deixarmos de respeitar o próximo, mas sem ficarmos demasiado condicionados  por um vírus, que também tem sido usado para nos "fechar em casa"... 

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


5 comentários:

  1. Toda a gente malha no PCP...é endémico!

    ResponderEliminar
  2. Eu sei que isto não tem a ver com este post mas acho de um profundo cinismo que a primeira-ministra da Dinamarca tenha ido para as TVs chorar a morte dos visons quando eles são criados para serem mortos....para fazerem casacos para dondocas!!

    ResponderEliminar
  3. Sammy, o paquete27/11/20, 14:31

    Uma coisa eu sei: o Partido Comunista é um partido responsável, que quando organiza seja o que for, o faz com rigor, com disciplina.
    No que diz respeito à Festa do Avante acabei por concordar com a sua realização.
    Quanto ao Congresso sou de opinião que seria do mais elementar bom senso não o realizar neste momento e adiá-lo para uma data futura até porque, quanto se sabe, não há nada de transcendente a ser discutido se deixarmos de lado a eventual substituição de Jerónimo de Sousa como scertário-geral.
    Digo-o com mágoa, as coisas em si já estão tão difíceis que esta sanha anti-congresso não vem ajudar em nada os nossos pandémicos negros dias.

    ResponderEliminar
  4. É confrangedor esse anticomunismo que se encontra nas redes sociais como se estivesse em perigo o regime democrático por estas iniciativas do PCP, sabendo nós que são organizadíssimos e que todas as medidas serão tomadas de forma a evitar contágios.
    Para eles a liberdade está acima do bom senso!

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Mas alguém em Portugal lutou mais pela liberdade do que o PCP?

    Então eu penso que adiar a realização do congresso seria "tirar o tapete" àqueles que têem a boca cheia de liberdade mas que nunca lutaram por ela.

    ResponderEliminar