quarta-feira, novembro 25, 2020

Uma "Beleza Triste"...



Beleza Triste
 
 
Caminhas só e em silêncio,
No meio do frio e da gente
Sem soltar qualquer lamento
Muito menos o teu grito urgente.
Grito de quem é mulher-objecto
Tratada como mercadoria
E usada neste mundo masculino
Sem espaço para o sonho e fantasia.
 
Queres muito chegar a casa
Deixar as ruas vagabundas
Descansar de mais um dia feio
Que te deixou marcas profundas.
Um homem oferece-te uma frase batida
Porque nada esconde a tua beleza
Nem mesmo os dramas da vida
Que pintam o teu rosto de tristeza.

Luís (Alves) Milheiro


(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)

5 comentários:

  1. Um belíssimo poema sobre a mulher num dia dedicado à luta contra a violência sobre ela.
    A vida nunca foi fácil para nós, desde os tempos da Bíblia quando se apedrejavam as mulheres adúlteras, e se obrigavam as viúvas a casar com os irmãos do falecido. O mundo evoluiu muito desde essa época, mas os homens continuam a apedrejar as mulheres, a violá-las, matá-las e a exercer sobre elas todas as espécies de violências, físicas, morais e sociais.
    Abraço Luís e a minha gratidão por este poema.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que um poema é pouco, nesta luta contra a violência sobre as mulheres, Elvira.

      Mas o exemplo é mais importante e começou com o meu Pai, que nunca levantou a mão à minha mãe...

      Eliminar
  2. O meu pai também não!
    A mim, já me levantaram a mão....infelizmente, neste momento, não posso fazer nada para resolver isso mas, em breve o farei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito triste quando se chega a esse ponto, Maria...

      Eliminar
    2. A coisa está resolvida. Mas...costuma-se dizer, que a vingança serve-se fria.

      Eliminar