sábado, novembro 21, 2020

Campismo Selvagem em Tempos de Pandemia


Há poucos minutos vi uma reportagem televisiva sobre a presença de demasiados estrangeiros, amantes do campismo selvagem e de surf, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Como as autoridades não têm conseguido ter um papel dissuasor, já há um grupo de moradores locais que faz incursões nocturnas nesses lugares (já são mais de uma centena...), em que, entre outras coisas, devem convidar estes "turistas de pé descalço" a voltarem para os seus países, provavelmente com algumas ameaças pelo meio.

Pelo que percebi, as preocupações deste grupo são sobretudo sanitárias, por estarmos a viver um tempo estranho. E também por verificarem que uma boa parte destas pessoas vivem num "mundo à parte", sem máscaras, distanciamentos e muito menos cuidados higiénicos. Ou sejam, são potenciais focos de infecções.

Há também queixas a nível ambiental, pelo rasto de lixo que deixam nos locais onde pernoitam. Normalmente são oriundos dos países do Norte da Europa (holandeses e alemães, maioritariamente), onde não se encontra um papel ou uma beata no chão nas suas ruas e jardins. Os mesmos que dizem que gostamos demasiado de sol e cerveja... E é isso que me faz mais confusão. Se nos seus países cumprem as leis e regras ambientais, porque não o fazem nos países dos outros?

Por mais rebeldes que sejam (até podem estar em fuga dos seus países com demasiadas proibições...), isso não lhes dá o direito de fazerem o que querem, têm de cumprir as leis e as normas dos países que visitam. E se não o fizerem, não são bem vindos. Ponto final.

Embora seja contra todos os tipos da chamada "justiça popular", penso que este movimento se formou, sobretudo para chamar de atenção sobre o papel passivo das autoridades, neste momento especial das nossas vidas...

(Fotografia de Luís Eme - Algarve)


6 comentários:

  1. Turistas assim não interessam a ninguém. Isto não é turismo! Isto é um grupo de maltrapilhos que vivem de subsídios lá nos países de origem e andam a vagabundear por aqui, onde o dinheiro deles vale mais....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É curioso é como eles chegam ao nosso país, pois têm de passar por França e Espanha, Maria.

      O problema é sermos demasiado permissivos, fecharmos os olhos a esta gente durante anos e anos. Só agora com a pandemia é que percebemos que podem ser "perigosos"...

      Eliminar
  2. Opá, eu já os topei há anos!Quando ia para a Costa Vicentina, andavam por lá às carradas....
    Vêm de carro. Não há controlo nas fronteiras terrestres....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, andam por ali há mais de 30 anos, alguns até se fixaram em comunidades hippies no Alentejo, Maria.

      Só que agora é um tempo especial. E não devemos ser só nós portugueses a ter cuidado uns com os outros.

      Claro que a culpa é das autoridades, que não cumprem o seu papel.

      Eliminar
  3. Ora aqui está mais uma crónica digna de ser difundida e lida pela maioria dos portugueses.
    Obrigado Luís

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não gosto nada desta malta que confunde liberdade com libertinagem, Severino.

      Sei que não é de um "português politicamente correcto" mandá-los fazer campismo selvagem para a terra deles, mas é o que apetece.

      Eliminar