sexta-feira, novembro 13, 2020

Sem Saúde o Dinheiro não nos Vale de Nada


Sei que não vou ser politicamente correcto, mas isso é o que menos me preocupa nestes tempos complicados.

Embora perceba as dificuldades económicas que muitos sectores da nossa economia estão a sentir (quase todos nós estamos a ser afectados pela pandemia...), não consigo entender todos estes protestos contra as últimas medidas tomadas pelo governo, com particular relevo para o recolher obrigatório ao fim de semana, a partir das 13 horas - com o fecho de restaurantes e grandes superfícies comerciais.

Sinto que a maior parte dos comerciantes continuam mais preocupados com o dinheiro que com a saúde pública. Será que não percebem que se não se tomarem medidas como estas, o país acaba por ter de "parar", com a obrigatoriedade do confinamento para todos nós? Com perdas muito maiores para todos?

Basta olharmos para o aumento de infecções diárias, assim como de internamentos (felizmente o número de internados está a ser mais lento que o número de infectados...), que estão a deixar alguns hospitais próximos do seu limite, para se perceber que se tem de combater, aquele que é encarado como o principal foco de contágio pelos especialistas, especialmente na região norte - as reuniões familiares e de amigos aos fins de semana.

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


6 comentários:

  1. Não está a ser fácil para ninguém mas a saúde é um bem absolutamente necessário para se poder trabalhar, conviver, passear.
    Por isso a Saúde primeiro e muito cautela e juízo no resto.
    Sem falarmos dos transportes apinhados, segundo consta.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso sermos menos egoístas, pensarmos mais no outro, Rosa.

      Mas como isto está, percebe-se que é cada vez mais, cada um por si...

      Eliminar
  2. A foto é maravilhosa. Mas... será que não é um perigo alguém nessas mesas se sentar? Não poderão cair? Estará a segurança assegurada, passe o exagero?

    Os comerciantes queixam-se por terem de fechar. Se abertos queixam-se que não têm clientes. Como perceber essa gente. Mas respeito que andem desorientados pois em casa em família a pedir um pouco de pão.
    .
    Feliz fim de semana
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, o Tejo dá segurança, Ricardo.

      Claro que quem tenha medo da água, é mais complicado...

      Os comerciantes têm de pensar que estamos num momento de crise, não é possível terem os lucros dos tempos fartos do turismo.

      Eliminar
  3. Muitos donos de restaurantes estão ricos porque andam neste negócio há muitos anos, a pagar mal aos funcionários e a cobrar muito pelas refeições. Não vão à falência por estarem fechados dois fds! Tenham paciência! O que é que fizeram ao dinheiro que ganharam durante anos e anos?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, Maria.

      Mas eles só contam os lucros, como todos os patrões. Assim que ganham menos, começam logo a despedir...

      É triste, mas é a realidade.

      Eliminar