quarta-feira, novembro 11, 2020

Estar Certo Antes e Depois do Tempo...

O arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles deixou-nos hoje. É um dos poucos portugueses a quem atribuo uma dimensão universal , graças à forma como conseguiu aliar o seu conhecimento teórico e prático, na preservação do território e da paisagem. Foi o grande defensor do  equilíbrio ambiental no nosso país, tanto nas cidades como no campo.

Embora tenha sido ministro pouco tempo (da Qualidade de Vida), deixou um bom legado, com a criação da Reserva Agrícola Nacional e da Reserva Ecológica Nacional. E como cidadão nunca se deixou silenciar perante os muitos atentados que foram feitos no nosso país, oferecendo soluções para os maiores flagelos ambientais do nosso tempo (cheias e incêndios), que raramente foram seguidas, devido aos muitos interesses instalados de Norte a Sul.

Embora fosse conservador, era aquilo que se poderá chamar de uma pessoa avançada no tempo. Quando ainda não se falava da defesa do Planeta, já ele defendia uma opção verde e ecológica na nossa forma de vida, não como uma moda, mas já com o pensamento na nossa sobrevivência.

E como paisagista que belos jardins ele desenhou, pelo nosso país fora, como os da Gulbenkian...

(Fotografia de Luís Eme - Sobreda de Caparica)


Sem comentários:

Enviar um comentário