Estava a passar na sala e parei numa frase de um filme: "Ter educação a mais e a habilitações a menos sempre foi um problema". Um frase que não deixou de ser actual.
Sei que hoje há pessoas com cursos universitários (ou frequência), que escondem estas habilitações, para se candidatarem a lugares de "caixa de supermercado". Mas penso que são a excepção que confirma a regra.
Felizmente hoje é proibido ter apenas a quarta classe, mas no tempo dos nossos avós e pais, a maioria das crianças ficavam-se mesmo pela quarta classe (alguns até com a terceira, havia um exame na terceira classe com menos custos e chatices...). E nas aldeias havia muitas crianças que nem sequer aprendiam a ler e a escrever (desde muito cedo que eram "mão de obra" lá por casa e ajudavam no que podiam e conseguiam).
Ter educação a mais também sempre foi, e continua a ser um problema, pois faz com que sejamos facilmente ultrapassados por gente sem escrúpulos (sempre existiram, não é coisa de agora...), que fazem tudo (tudo mesmo), para conseguirem o que querem... E até são capazes de nos olhar e ficarem a pensar que somos iguais ao animal bonito da fotografia...
(Fotografia de Luís Eme - Beira Baixa)
Sem comentários:
Enviar um comentário