sexta-feira, outubro 09, 2020

A Ausência do que é o Serviço Público (o "mundo do faz de conta"...)


Se estivermos atentos à prática política das nossas figuras maiores (presidente da República e primeiro-ministro), percebemos que governam sobretudo a pensar  no "mundo do faz de conta".

São muitas as palavras bonitas e confiantes, ditas por quem nunca irá preso pela forma como nos consegue enrolar nos seus discursos. O problema é quando temos de "bater de frente" num hospital, num centro de saúde ou em qualquer outro serviço público.

Se antes da pandemia as coisas já não funcionavam bem, hoje funcionam muito pior. Os funcionários públicos já eram reconhecidos pela sua filosofia quase milagrosa, de passarem ao lado do trabalho, deixando as chatices para amanhã. Hoje têm uma desculpa ainda maior, para a "ausência", para o não cumprimento de metas...

E será assim, enquanto a incompetência e a irresponsabilidade, foram quem mais ordena no que é chamado de serviço público. Como eu disse no inicio, começa logo no presidente da República e no primeiro-ministro. Depois segue o caminho habitual, passando por ministros, secretários de estado, até chegar ao contínuo de qualquer serviço...

(Fotografia de Luís Eme - Sesimbra)


4 comentários:

  1. Os serviços públicos estão quase todos encerrados, para se tirar uma certidão ou renovar o cartão de cidadão envia-se um email e eles fazem marcações para três ou quatro meses depois. Tentei marcar uma escritura no início de Julho. Marcaram-ma para 6 de Novembro. Consultas, tinha uma marcada para 16 de Setembro. Primeiro veio uma mensagem a remarcar para 18 de Setembro. Dias depois uma carta a confirmar a consulta a 18 de Outubro. Quando lá cheguei para a consulta, ela tinha sido a 16 e a médica notificara a minha falta à consulta. Mostro a mensagem e a carta que recebi, e perguntam-me que me fez a remarcação, que no sistema não estava alteração nenhuma. Uma semana depois ,dia 25 recebo uma nova cara a informar que a consulta do dia 18 passava para o dia 16.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A realidade só é sentida por quem precisa de utilizar os serviços públicos.

      Há milhares de doentes que não conseguem consultas nos centros de saúde e hospitais. E como a Elvira bem disse, muitas das que estavam marcadas são remarcadas.

      É por isso que me chateia toda esta governação de "faz de conta", com o conluio do presidente da República.

      Eliminar
  2. No meu Centro de Saúde o único que está sempre lá é o segurança que guarda a porta. De resto não se vê ninguém por lá. Estamos no mês da vacina contra a gripe, falaram em antecipar as datas, mas ainda não aconteceu nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era bom que os governantes assumissem alguns erros e que as pessoas vissem e sentissem a presença dos tais mais de 4.000 contratados nos hospitais e centros de saúde, Tintinaite.

      Eu pelo menos gostava de saber onde estão...

      Eliminar