terça-feira, dezembro 18, 2018

Sempre as Mãos...


Foi sobretudo o seu gesto, quase a esconder o decote, que nem era dos mais ousados, que me fez olhar. E sobretudo pensar...

Apesar de já não ir para novo ainda não consegui perceber esta coisa de se sair de casa com roupa curta, que o próprio espelho deve dizer de sua justiça, antes de se "desafiar o mundo". 

Isso acontece com as mãos (sempre as mãos...) a taparem e a destaparem o decote, ou a puxarem a saia para baixo, quando ela insiste em ficar cá por cima.

Ainda não percebi (a sério...), se tudo isto é um número, ou se há mesmo desconforto por causa dos olhares, que querem sempre ver mais longe...

(Fotografia de Luís Eme)

2 comentários:

  1. Luís, julgo que há duas razões: querer chamar à atenção e sentir-se incomodada com o olhar dos outros. Mas presumo que prevalece a primeira razão.

    Com as blusas ou vestidos cai-cai, que não ficam bem a (quase) ninguém, então é terrível. Fica muito feio estar a puxar-se para cima. Já ouvi homens a dizerem que acham esse gesto muito irritante.

    É muito importante sentirmo-nos confortáveis com aquilo que usamos. Para isso é preciso que antes de se sair de casa se pense em que sítios e circunstâncias se irá estar e com que pessoas se prevê encontrar.
    Por exemplo, acho que é de imenso mau gosto usar um decote vertiginoso quando se vai encontrar-se pela primeira com um homem em local público (até outras vezes que não a primeira), que qualquer que seja a intenção, esvai-se a elegância e outros predicados que lhe estão associados.

    Outra face da mesma questão.
    É a atitude que se tem, o saber estar na sua pele, que marca de forma significativa a interpretação que se faz da pele à mostra.
    Pegando no exemplo dos decotes, um homem percebe muito bem quando o decote mais ousado é para o seduzir e levá-lo mais além, ou se é porque a mulher gosta de se ver assim e que os outros a vejam assim, num jogo de estética e de sedução que se esgota aí.
    Também é extremamente deselegante que um homem não saiba ver/apreciar discretamente, não saiba descolar o olhar.

    ResponderEliminar