quinta-feira, janeiro 28, 2016

A "Alegria Breve" de Virgílio


Se Vergílio Ferreira fosse feito da mesma massa de um Manoel de Olveira (que tinha realmente algo de imortal...), estaria por cá a comemorar os seus cem anos de idade. Haveria certamente muita festa na "aldeia". 

Sei que hoje será recordado um pouco por todo o lado. Além dos blogues, os jornais também falarão dele nas páginas culturais, até a televisão é capaz de lhe dispensar um minuto (só espero que não andem por aí a perguntar como era o professor, em vez de recordarem o escritor)...

Mas o mais importante é que a sua obra sobreviveu-lhe. Sei que é um escritor lido e recordado com alguma normalidade (não se pode pedir mais, até porque nunca foi um escritor popular ou fácil...), numa época de grandes esquecimentos.

A primeira obra que li da sua autoria foi "Manhã Submersa", que gostei bastante de ler, por ter conhecido um mundo quase secreto, onde se educavam (com demasiada crueldade, diga-se de passagem...) os futuros "guardiões de Deus".

Como gosto muito de diários, autobiografias e afins, li com interesse redobrado uma boa parte dos volumes da sua "Conta-Corrente" (são nove no total), que são sempre olhares preciosos sobre a sociedade.

Mas a obra que mais gostei de ler (e curiosamente foi a última que li...) foi a sua "Alegria Breve". Não tanto pela história, mas pela excelência de escrita.

8 comentários:

  1. manhã submersa foi também o meu 1º livro do autor
    abrazo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bom livro para nos iniciarmos em Virgílio Ferreira, Mixtu.

      Eliminar
  2. A excelência da escrita - é isso mesmo! Bom de mais! Li muitos livros dele, li e tenho as conta-corrente todas, mas acho que o primeiro que li foi também a Manhã Submersa.

    Boa lembrança!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que aconteceu ter sido o primeiro, Graça.

      Mas é dos melhores para se iniciar o autor, como já disse. A excelência da sua escrita faz que esteja longe de ser um escritor fácil.

      Eliminar
  3. Só li Aparição e Manhã Submersa.
    Parece que a ou as conta-corrente, é muito interessante. Vários dos blogues que recordaram a data apresentaram excertos desse livro e gostei.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São diários, Elvira, o que são sempre interessantes, até por estarem datados e reflectirem épocas...

      Eliminar
  4. Vergílio Ferreira não seria uma homem de trato fácil, os seus livros também não serão fáceis, mas, na minha modesta opinião, era um grande escritor. Já li oito dos nove volumes da "conta corrente" e vale a pena ler!
    Ainda não li "Alegria Breve", mas está na lista (tão extensa, tão extensa que...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena ler, Severino. É uma lição de bem escrever.

      Eliminar