sábado, setembro 21, 2024

As memórias, com o tempo, tanto podem "azedar" como tornarem-se mais "doces"...


Quem passa uma parte da vida a fazer perguntas sobre os "passados" às pessoas, sabe que as "memórias" têm muito que se lhes diga. Todas. Com o tempo, tornam-se selectivas.

Temos dentro de nós algo que as pode tornar mais "doces" ou mais "azedas", à medida que os anos passam. Muitas vezes isso também acontece devido ao facto de sermos mais ou menos pessimistas.

Pensei nisso ao escutar o "passado" de um senhor com idade para ser meu pai. O mais curioso, é que à medida que ele ia falando, o informador da PIDE da história, ia-se humanizando, caminhava quase para o campo aberto dos "gajos porreiros"...

De repente afastei-me do mundo dos resistentes e pensei no café que a minha avó fazia e que perfumava a cozinha da entrada e as divisões mais próximas. Cada vez que me lembro deste "perfume", a bebida fortificante (mesmo que ainda não de falasse de cafeina...) vai-se tornando mais saborosa. De certeza que a avó comprava do café mais baratinho que havia no mercado. Até porque não existiam nesse tempo as variedades e sabores de hoje. 

Tudo coisas que não lhe retiram aquele gostinho, que ficou na minha memória: de "melhor café do mundo"...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


Sem comentários:

Enviar um comentário