terça-feira, janeiro 18, 2022

«Há pessoas que não são capazes de nos dar nada, a não ser trabalho e chatices»


Quando ela me disse que «há pessoas que não são capazes de nos dar nada, a não ser trabalho e chatices», notei que havia mais compreensão que mágoa, nas suas palavras.

Mas o pior ainda estava para vir: «Deves saber tão bem como eu, que quando ultrapassamos os cinquenta, tornamo-nos mais compreensivos com os outros. Percebemos que eles não conseguem ser diferentes, mesmo que sejam quase sempre cínicos e hipócritas.»

Limitei-me a sorrir, por saber que não tinha a sua compreensão nem o dom de "perdoar" a quem passa o tempo a brincar com a nossa dignidade.

A única coisa que concordei com ela, foi quando disse que estas pessoas eram mais infelizes que nós, porque a "consciência" não lhes devia dar muito descanso.

Vinha para casa e fiquei a pensar que cada vez sorrio mais e falo menos, quando as conversas têm um travo a bisbilhotice.

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


5 comentários:

  1. Boa tarde
    Como eu adorava de passar este texto a alguém .

    JR

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão, Luís. Eu já passei dos 60 e cada vez tenho menos pachorra para a chamada " small talk".
    Conversas a sério só tenho com 4 ou 5 pessoas. Mais ninguém! Há medida que envelhecemos temos cada vez menos amigos. E, mesmo os familiares, já são tão velhos, tão velhos mesmo que só nos dão problemas e despesa....

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Mas há pessoas chatas e "chupistas" de todas as idades, Maria. :)

      Eliminar