quarta-feira, agosto 12, 2020

A Rábula do Costume: "Mudar Tudo", para que "Fique Tudo na Mesma"...


Nunca existiu no nosso país uma política cultural, com cabeça, tronco e membros, ou seja, o mundo das Artes e Letras nunca foi levado a sério pelo Estado. A maior parte dos políticos só se lembravam (e lembram...) da cultura pouco tempo antes de eleições, para fazer promessas - que sabiam (e sabem) que não iriam cumprir - e sobretudo para terem ao seu lado os "artistas da moda", capazes de lhes garantirem sorrisos, palmas e votos.

A Revolução de Abril prometeu muito, mas como aconteceu em tantos sectores, a "montanha pariu o rato" do costume...

Claro que a generalidade das pessoas, ligadas ao mundo cultural, também têm muitas culpas, porque nunca se uniram na defesa dos seus direitos. Não há uma história de um teatro ter deixado de exibir uma peça, por os seus actores e encenador, se recusarem a apresentar o seu trabalho ao público (pelo menos que seja do meu conhecimento...), ou de um grupo de músicos abandonarem o palco, em protesto. 

As coisas são o que são...

Mas grave, grave, tem sido o papel da actual ministra da Cultura, que mete os pés pelas mãos, as mãos pelos pés, acenando com uns euros para meia dúzia de artistas (os músicos que vão dando uns espectáculos aqui e ali ou a meia dúzia de artistas plásticos a quem o estado adquiriu obras de arte...), esquecendo os outros.

Vários meses depois, lá abriu umas linhas de apoio, para quem está mesmo a passar dificuldades. Mas as dificuldades burocráticas devem ser de tal ordem, que muitos deles, não deverão conseguir ter acesso a estes apoios...

Como este governo - tal como o presidente da República - "têm o hábito de tapar o Sol com a peneira", quando tudo isto acabar (se é que acaba...), iremos perceber que a "rábula" do costume continua em cena, ou seja, "muda-se tudo" para que "fique tudo na mesma".

(Fotografia de Luís Eme - Vila Franca de Xira)

Sem comentários:

Enviar um comentário