terça-feira, outubro 14, 2014

Os Melhores Filmes...


Sei que é sempre difícil escolher os "melhores filmes", entre os milhares que vimos, desde a infância até à actualidade. E é ainda mais difícil reduzir esta escolha a apenas uma dúzia...

Até porque os filmes são como os livros, não precisam de ser os melhores do mundo, para serem os nossos preferidos. Por vezes as nossas escolhas têm muito a ver com o momento em que os vemos ou lemos, e também com alguns critérios pessoais, que têm que ver com o que somos, enquanto criaturas ambulantes nesta espécie de planeta, quase redondo.

Claro que há filmes que são mais consensuais que outros, por terem marcado uma época e também por serem muito felizes (não na temática mas na forma como chegaram e foram recebidos pelo público), graças à sua qualidade.

Fiz uma lista de vinte filmes que gosto, de todos os tempos: "O Mundo a Seus Pés", Orson Welles; "Casablanca" - Michael Curtiz; "Rio Grande" - John Ford; "Relíquia Macabra" - Jonh Huston; "Jonhy Guitar" - Nicolas Ray; "Shane" - Geroges Stevens; "Janela Indiscreta" - Alfred Hitchcock; "Rio Bravo" - Howard Hanks; "Ben-Hur" - William Wyler; "Lawrence da Arábia - David Lean; "Persona" - Ingmar Bergman; "O Padrinho - Parte II" - Francis Ford Coppola; "Cinema Paraíso" - Guiseppe Tornatore; "ET - O Extra Terrestre" - Steven Spilberg; "Blade Runner - Ridley Scott;  "Touro Enraivecido" - Martin Scorcese, "Era uma Vez na América" - Sérgio Leone; "A Vida é Bela" - Roberto Benigni; "O Paciente Inglês" - Anthony Minghella  ou "O Pianista" - Roman Polanski (tive o cuidado de escolher apenas um filme por realizador, para não ter de triplicar a lista...).

4 comentários:

  1. Como já disse não vi muitos filmes, bem pelo contrário. De todos os citados vi apenas 4.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. "2001 Odisseia no Espaço"sobre as nossas origens. "Apocalypse Now" a loucura da guerra no seu estado espectacular e demência. "Laranja Mecânica" o terrorismo do Estado na recuperação de jovens delinquentes. "A Última Tentação de Cristo" onde Jesus Cristo se questiona se é filho de Deus. São filmes que igualmente me impressionaram.

    ResponderEliminar
  3. esta é uma mera escolha pessoal, Elvira.

    ResponderEliminar
  4. ao ler essas escolhas lembrei-me dos "Encontros de 3º Grau", de Spilberg, Carlos.

    e há tantos, tantos filmes bons.

    ResponderEliminar