Eu ainda sou do tempo das grandes salas de cinema e dos cartazes publicitários gigantes - trabalhos artísticos feitos por grandes cenógrafos -, que ocupavam as fachadas dos edifícios monumentais do Eden, do Condes ou do Império.
Vi muito cinema no começo dos anos 1980 com dois grandes amigos cinéfilos, o Henrique e o Tozé, nos estúdios que tinham nascido nas quase caves de vários edifícios modernos lisboetas, mas também nas grandes salas, que se esforçavam por manter o glamour, mas...
Penso que a maior sala lisboeta onde assisti a um filme de cinema foi a do Eden. Sei que pelo menos foi a que me deixou mais deslumbrado.
Deslumbramento que começava logo com a sua escadaria e hall de entrada...
Sou do tempo de tanta coisa que me perco ao lembrar. Havia, em João Pessoa, um grande cinema. O Municipal. Ficava no centro da cidade. Eu adorava. Hoje em dia, tento me contentar com as salas de cinema lotadas em shoppings. Fica a impressão: nunca mais o mundo será o mesmo.
ResponderEliminarBeijos, Luís.
Penso que a primeira vez que fui ao cinema foi ao Monumental em 1966. Trabalhava no laboratório sanitas, na Saraiva Carvalho, e o dono do Laboratório, era um dos donos do Monumental. Todas as semanas ele distribuía alguns bilhetes pelas empregadas. Mas eramos muitas e quem ia assistir a um filme não ia ao seguinte já que tinha de correr a vez a todas. Por isso a minha estreia no cinema foi com o Dr. Jivago. Lembro que ainda vi mais dois filmes lá antes de casar e sair do emprego, pois o marido era militar, foi para África e estávamos demasiado apaixonados para ficar separados.
ResponderEliminarFoi a única sala de cinema que conheci.
Um abraço
É verdade!
ResponderEliminarEra o Eden, o Monumental, o Império, o Condes, o Cinema Alvalade, o S. Jorge e outros.
Havia 1ª plateia, 2ª plateia, 1º balcão, 2º balcão e com preços diferentes!
Lembro-me bem da fachada do Monumental com o cartaz de "E Tudo o Vento Levou"!
Abraço
pois não, Letícia.
ResponderEliminartalvez estejamos a ir para "velhos"...
uma grande sala, Elvira, que já só conheci fechada...
ResponderEliminartens razão, Rosa, eram cinemas muito bem estruturados por "classes". :)
ResponderEliminar