segunda-feira, outubro 20, 2014

A Bela Itália Cinematográfica


A Itália é mesmo um país de cinema. Sempre foi.

Embora muitos filmes nos tenham passado ao lado (desde os anos quarenta que os EUA dominam o mercado mundial, além disso havia a censura, pouco simpática para os bons tempos do neorealismo italiano...), é inquestionável o seu valor, assim como o dos seus realizadores e dos seus grandes actores. 

Não é por acaso que a Itália é o país que mais vezes conquistou o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, ao longo da história do prémio mais importante da indústria do cinema (sem falar da Palma de Ouro de Cannes).

Não tenho dificuldade em escolher os dez filmes que mais gosto: "Roma, Cidade Aberta" (Roberto Rosselini); Ladrões de Bicicletas" (Vittório De Sica); "A Estrada" (Federico Fellini); "8 1/2" (Federico Fellini); "Amarcord" (Federico Fellini); "O Leopardo" (Luchino Visconti); "Era Uma Vez na América" (Sergio Leone); "Cinema Paraíso" (Giuseppi Tornatore); "A Vida é Bela" (Roberto Benigni);  "A Grande Beleza" (Paolo Sorrentino).

Nem tão pouco os dez melhores realizadores italianos: Vittório De Sica; Federico Fellini; Roberto Rosselini; Luchino Visconti; Michelangelo Antonioni; Sergio Leone; Bernardo Bertolucci; Ettore Scola; Roberto Benigni; Giuseppi Tornatore.

O problema maior é escolher actores. Fico com a sensação que Marcello Mastroianni secou tudo à sua volta... além de Vittorio Gassman, Roberto Benigni ou os inesquecíveis Totò e Eduado De Filippo, tenho dificuldade em encontrar outros grandes actores. Já o mesmo não se passa com actrizes, muitas delas com passagem por Hollywood (embora isso tenha acontecido mais pela beleza que pelo talento...): Anna Magnani, Giulietta Masina, Sophia Loren, Silvana Mangano, Cláudia Cardinale, Gina Lollogrigida, Alida Valli, Monica Vitti e mais do nosso tempo, as esplendorosas Isabella Rosselini e Monica Bellucci. Estas excelentes protagonistas são bons exemplos em que o talento se complementou com a beleza.

Na fotografia Federico Felllini, Marcello Mastroianni e Sophia Loren, num momento de descontração, durante as filmagens.

2 comentários:

  1. Subscrevo por inteiro o que é dito neste texto. Os filmes italianos sempre me seduziram desde miúda. Até aos dias de hoje! E tenho revisto muitos dos que aqui foram mencionados.

    ResponderEliminar