sexta-feira, outubro 24, 2014

A Bela "Nuvem" de Ana Luísa Guimarães


Sabia que escrever sobre cinema diariamente, ia ser complicado (embora não esteja a ser tanto como tinha pensado...). Até por não ter muitas ideias pré-concebidas. 

Normalmente escrevo ao fim do dia. Acaba por aparecer sempre alguma coisa, nem que seja uma fotografia a pedir atenção (foi o que aconteceu ontem, gostei da fotografia do "Monty" e acabei a escrever sobre ele...).

Sei que tinha pensado em escrever mais sobre o cinema português, até por ter visto bastantes filmes nos anos oitenta e noventa (quase todos os que visitavam as salas...).

Lembro-me de ficar espantado com a "porrada" que alguns filmes levavam, enquanto outros que não achava muita piada, eram tratados como "obras de culto".

Um dos filmes que mais gostei de ver foi a "Nuvem" realizado por Ana Luísa Guimarães (na foto) em 1992.

Gostei por o achar diferente. Além de ser protagonizado por jovens, era um filme, sem os tiques do teatro. 

Já não me lembrava muito da história e fiz alguma pesquisa para me situar. O filme abordava a marginalidade, que gosta de espreitar à saída da adolescência, com os grupos e as nossas escolhas, que acabam por ser erradas, para não perdermos os nossos amigos...

Os protagonistas são Afonso Melo (perdi-lhe o rasto...) Rosa Castro André (faz telenovelas...). Logo a seguir aparecem Diogo Infante, Guilherme Filipe, Filipe Cochofel, Marcantonio Del Carlo, Rui Luís Brás e também o músico Luís Varatojo.

Sei que a Ana Luísa continua ligada ao cinema (como professora...), mas tenho pena que não tenha voltado a realizar filmes...

6 comentários:

  1. Não vi nem conhecia...Fazer cinema em Portugal é duro. Não há dinheiro, há poucos apoios e depois o público nem sempre acorre...

    ResponderEliminar
  2. sem dúvida, Graça.

    anda-se sempre a pedinchar.

    ResponderEliminar
  3. Não vi. Mas não admira que não tenha voltado a fazer. Não é fácil fazer filmes em Portugal com a falta de apoio que os cineastas têm de enfrentar.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. não vi
    mas em Portugal, é fácil fazer alguma coisa?!
    acho que não
    só se for (sempre) os mesmos.

    :(

    ResponderEliminar
  5. pois não, Elvira.

    e ainda mais difícil para quem começa...

    somos um país tramado para principiantes do quer que seja.

    ResponderEliminar
  6. tens razão, Piedade.

    mas talvez nos outros países não seja assim tão diferente.

    ResponderEliminar