sábado, julho 11, 2020

"Acertar ao Lado" e "Dias Planos"...


Nunca tirei nenhum curso de dactilografia, era por isso que quando escrevia à máquina (nunca foi grande adepto...), utilizava um dedo de cada mão, quase à vez...

O computador veio facilitar as coisas (devo ter comprado o primeiro pc, há quase trinta anos, penso que no final de 1992, um "Schneider",  ainda com disquete de arranque...), embora continue a escrever dedo a dedo, mas com muito mais ligeireza que nos tempos da "Olimpus", e sobretudo, mais silêncio...

Reparo que há dias em que acerto mais ao lado e fico a saber quais são as letras que mais repito (ou apenas as que mais acerto ao lado...) troco sobretudo o pelo p, o v pelo b, o a pelo s, o n pelo m e o r pelo e.

Sei também o porquê de "acertar mais ao lado". Normalmente estou com pressa e quero escrever o maior número possível de palavras num minuto, mas também posso estar apenas  mais "alterado", porque nem todos os dias são planos, como estes dos últimos tempos...

(Fotografia de Luís Eme - Alcácer do Sal - esta é uma daquelas fotografias colocadas quase a "despropósito", mas apeteceu-me colocá-la, porque sei que este blogue não é tão alegre como devia, e nem sempre se lembra de falar de amor...)


7 comentários:

  1. Também acerto muito vezes ao lado quando escrevo no smartphone.
    Este hà também saiu ao lado! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Rosa... Mas isso também tem que ver com a visão (esqueci-me de falar disso).

      Eliminar
  2. Bom dia com alegria, Agnieszka. :)

    ResponderEliminar
  3. Eu cheguei a tirar um curso de dactilografia e tinhas a minha máquina de escrever!
    Mas o computador quando veio a disposição das letras era diferente e eu não me adaptei, reparei agora que escrevo com um dedo da mão direita e dois da esquerda! :o

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, havia dois tipos de disposição de letras, o universal e o nacional (agora não me lembro o nome...), Micaela.

      Sempre tivemos a mania de "inventar". :)

      Eliminar
  4. Há muitos anos tirei o curso de dactilografia e comprei uma máquina de escrever teclado AZERT, ou internacional. Quando passei para o QWERT dos computadores estranhei um bocado. De qualquer modo também só escrevo com dois dedos embora o faça com razoável rapidez. E troco muitas vezes o o pelo p o a pelo s e o n pelo m.
    Será coisa do nosso signo?
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é mais "coisa" da pressa e da idade, Elvira. :)

      Eliminar