quarta-feira, janeiro 15, 2020

O Talento Está Lá, Mas...


Embora não seja possível comparar os mundos do futebol e da literatura, penso que se está a colocar "pressão" antes do tempo, em dois jovens talentosos que prometem bastante. Falo de João Félix e de Afonso Reis Cabral.

Claro que o Afonso é um felizardo em relação ao João (esquecendo os milhões de euros do futebol, claro...), porque continua no nosso país, não foi vendido por uma verba obscena ao Atlético Madrid, nem tem de lidar diariamente com a imprensa espanhola, que se nunca deu paz a Cristiano Ronaldo nem a José Mourinho, que eram dos melhores do Mundo, muito mais cobrará a um jovem, que ainda está distante de ser um "fora de série".

Como a literatura é cada vez mais uma coisa de minorias, talvez nem todos saibam que o Afonso é - desde que venceu o Prémio Leya em 2014 - a nossa "coqueluche" do mundo dos livros, pelo menos para os críticos e editores. E ainda não chegou aos trinta anos...

Espero que o João Félix seja suficientemente forte para aguentar toda esta pressão, e que tenha a sorte de ter um treinador para quem o talento seja algo decisivo no futebol (algo que parece não acontecer com Simeone...), como acontece com Guardiola ou Klopp.

Da mesma forma que espero que o Afonso Reis Cabral  escreva os livros que quer escrever e não os livros que querem que ele escreva. Só assim conseguirá ser, num futuro próximo, um escritor de excepção.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)

4 comentários: