sábado, janeiro 18, 2020

Monumentalidade & Religiosidade


Em parte percebo a quase necessidade de misturar a monumentalidade com a religiosidade, pelo menos no seio da religião católica (isso acontece tanto na arquitectura dos templos como na sua ornamentação artística).

Sempre se usaram as imagens de santos e santas, no interior e no exterior dos santuários e igrejas. Normalmente saem beneficiados pelos artistas, que tentam transmitir aos fiéis uma imagem de beleza, mas também de respeitabilidade, de inocência e temor (especialmente quando elas são Marias...).

Como sou um leigo nestas coisas, não sei muitas coisas, como por exemplo, qual é o significado do uso de animais, aos pés e ao colo destes dois santos, que agora fazem  parte da decoração que rodeia o Cristo-Rei de Almada.

(Fotografia de Luís Eme - Almada)

4 comentários:

  1. Vários santos são acompanhados de animais e sempre têm um simbolismo. Calculo que essa imagem seja de S. Jerónimo, sempre representado com um leão. Segundo a igreja este leão tem dois significados diferentes. O primeiro diz respeito à história ou lenda que diz que certo dia estava S. Jerónimo trabalhando com outros monges numa caverna, quando nela entrou um leão ferido. Todos os monges fugiram exceto Jerónimo que se aproximou do animal, pegou na pata do bicho e viu que estava cheia de espinhos que retirou. O animal ficou tão grato que a partir daí sempre o acompanhava como se de um cão se tratasse.
    O segundo é que o leão simboliza o próprio Jesus Cristo, por causa da sua majestade, força e serenidade. Jesus Cristo é chamado o Leão da tribo de Judá.
    Não consigo ver que animal está na outra estátua.
    Um abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito nos conta, Elvira.

      Muito agradecido.

      (era um carneiro ou cabra ao colo, na parte inferior não reparei...)

      Eliminar
    2. Muito bem Elvira, eu desconhecia a história de São Jerónimo!
      Nas nossas igrejas há imagens lindíssimas de santos! Por acaso não tenho notado muitas com animais!
      Algumas até são impressionantes, aqui há uma imagem de Santa Catarina com uma cabeça de homem aos seus pés! Alguns artistas fazem questão de representar algum episódio marcante da história da vida dos santos.

      Eliminar
  2. também poderá ser e para mim mais provável ser do evangelista São Marcos, com o seu símbolo o Leão, a águia é de S. João O touro de S. Lucas e o anjo S. Mateus; Isto é da nossa cultura católica, muito ecológica e simbólica

    ResponderEliminar