sexta-feira, janeiro 31, 2020

Histórias, Jornalismos e Contraditórios...


Hoje estive à conversa com um historiador que desceu até à Idade Média e por lá ficou. Disse ele, que  isso aconteceu muito por culpa de Afonso Henriques e do seu filho Sancho. 

Falámos de algumas lendas - que ele prefere chamar mentiras -, que conseguiram chegar ao século XX, devido aos velhos hábitos de se "decalcarem" ideias e de não se mexer nas "verdades sagradas"...

O tempo é de facto primordial na história, as datas esclarecem tantas coisas... desde a possibilidade de se estar, ou não... (por vezes ainda não se tinha nascido, ou ainda se andava de calções e já "andavam a guerrear"...). E em todas as épocas... Até as estações em que dividimos o ano nos podem dizer algo sobre o que aconteceu em algumas guerras e tragédias.

Das coisas que ele mais gosta é de desmontar "milagres", por muito que isso desencante a Igreja Católica.

Ambos sabemos que não há nada como o contraditório, para conseguirmos chegar mais longe. Em tudo. 

Foi este mesmo contraditório que nos transportou para os nossos dias. Acabámos por ter de falar de algum jornalismo, que pretende ser outra coisa, porque se tiver de escolher, prefere a sensação à verdade.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)

4 comentários:

  1. Sobre o jornalismo sensacionalista, diria eu que se situa no patamar dos políticos que não sabem 'ser' nem estar, tal como afirmei anteriormente. Quanto mais empolarem e extrapolarem os assuntos, mais vendem.
    Já sobre História, quando li a opinião desse amigo historiador do Luís, que fala em "verdades sagradas" lembrei-me da «verdade» acerca da paternidade do nosso Conquistador, Dom Afonso Henriques.

    «A História é feita de hipóteses»: José Hermano Saraiva, historiador, diplomata e comunicador por excelência, dixit... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que a história é feita de muito mais que hipóteses, Janita.

      Eliminar
  2. Com o devido respeito, subscrevo o comentário da Janita.
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar