sábado, janeiro 25, 2020

Um dos Primeiros Sintomas...


Não queria continuar a "bater na mesma tecla", mas quando assistimos a cenas completamente estúpidas, é difícil ficar em silêncio.

Eu já sabia que um dos primeiros sintomas que nos caracterizam como racistas ou nacionalistas (mesmo quando dizemos que "não somos"), é a frase que somos capazes de deixar escapar num momento de maior raiva, ou que fica a "dançar" no nosso pensamento: «Vai mas é para tua terra! (acompanhada normalmente de outras palavras feias).» 

Ouvi-a hoje, antes de almoço, quando dois rapazes com ar de marroquinos (tanto podiam ser do Norte de África como do Oriente...), obrigaram um condutor a parar na passadeira, quando resolveram continuar a atravessar a estrada, ignorando o ar ameaçador do carro. 

O sujeito abriu o vidro e começou a "grunhir" para os rapazes, como se estivesse cheio de razão. Eles felizmente continuaram a marcha sem darem a mínima atenção às provocações. 

Cheguei a pensar que eram capazes de ter a sorte de não saber falar nem perceber português...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)

4 comentários:

  1. Uma frase que tenho ouvido tanta vez!
    Abraço e ótimo domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É quase sempre a primeira a sair, em discussões com quem "é de fora", Elvira.

      Eliminar
  2. Temos que nos pôr sempre na pele do outro. Como me sentiria eu se, por acaso fosse imigrante, e, por exemplo, numa rua de Angola, ouvisse da boca de um angolano "vai prá tua terra"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a melhor forma de lidarmos com esta forma de estar, Severino...

      Eliminar