quarta-feira, janeiro 29, 2020

A História é o que Aconteceu, não é o que Queríamos que Acontecesse...


Sei que antes de Abril de 1974 a História era interpretada à luz do Estado Novo, especialmente a que se ensinava nas escolas primárias e secundárias.

Felizmente tudo mudou com o regresso da democracia, sem grandes atropelos (o "Verão Quente" é apenas um apêndice). Ou seja, as coisas foram mudando e acontecendo com a normalidade possível.

É por isso que me faz alguma confusão a proposta do Livre (apoiada pelo PAN), que não pretende apenas a "devolução" de património trazido das ex-colónias, quer também a "Descolonização da Cultura" (não consegui perceber muito bem o que é isso...).

Em relação à "Devolução de Património", sei que em alguns casos poderá existir legitimidade para que isso aconteça. Já a questão da "Descolonização da Cultura", à primeira vista até me parece uma proposta "racista", porque devemos ser no campo da cultura, um dos países mais abertos e inclusivos da Europa (o que nos falta em dinheiro sobra quase sempre em boa vontade...).

Mas as pessoas são livres de fazerem as propostas que quiserem, nem que seja para serem notícia de jornal...

(Fotografia de Luís Eme - Cacilhas)

8 comentários:

  1. E há sempre quem dê razão a estes desvarios!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Então mas querem pessoa mais racista que aquela deputada das rastras africanas?

    ResponderEliminar
  3. ...bem assim, como as observações completamente desprovidas de senso democrático e cívico, ridículas até, como as que fez André Ventura a respeito da deputada Joacine Katar. Só sabe fazer oposição e contrapor propostas, quem sabe estar. André Ventura, não sabe!

    O digníssimo representante do "Chega" anda a precisar de um chega para lá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele lá vai conseguindo o que quer, ser falado por dizer o que muitos pensam, Janita.

      Só há uma forma de lidar com este tipo de gente, ignorá-los.

      Eliminar
  4. Parece que estes deputados únicos dos pequenos partidos estão empenhados em fazerem-se notar e dar que falar, mesmo que isso nada tenha a ver com aquilo que quem votou neles esperava deles.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, Elvira.

      Querem é aparecer nos jornais e nas televisões.

      Eliminar