domingo, dezembro 30, 2018

Viver à Sombra da História da Gastronomia de Cacilhas...


As minhas últimas visitas a restaurantes cacilhenses, ofereceram-me sempre histórias para contar, mas daquelas que não são muito boas para recordar.

A última passou-se na noite de 26 de Dezembro, e acabou por ser a mais caricata de todas (por se terem passado coisas que ainda nunca me tinham acontecido, em qualquer "casa de pasto"...).

Fizemos os nossos pedidos e só meia-hora depois, quando o prato do meu filho já estava na mesa, é que informaram a minha companheira, de que afinal não tinham o peixe que ela pedira... Acabou por pedir outra coisa, depois de perguntar se não lhe poderiam ter dito logo que já não tinham aquele prato. 

Mas o pior ainda estava para vir...

Quando eu e o meu filho já estávamos quase a acabar a refeição, perguntámos pelo prato da minha filha... o empregado atrapalhado correu para a cozinha e percebemos pela conversa que alguém se esquecera de o registar... e confeccionar. Mas não tiveram coragem de o dizer, só quando foram confrontados, é que o assumiram e se encheram de desculpas.

Como devem calcular mostrámos o nosso descontentamento, falando inclusive da forma displicente como fomos servidos. Pois nem sequer se preocuparam em trazer os pratos pedidos sensivelmente ao mesmo tempo, como se fossemos uns estranhos...

Lá estiveram a fazer o prato à pressa, mal confeccionado, para variar...

É importante deixar registada esta estatística; nas últimas seis vezes que fomos a restaurantes cacilhenses, quatro fomos mal servidos (e não menos importante, os preços na ementa nunca pararam de subir...). 

Moral da história: nos próximos tempos, temos uma certeza, não iremos almoçar ou jantar a Cacilhas.

Mas lamentamos este quase "ultraje", que prejudica a gastronomia e o turismo local, por alguns comerciantes não saberem lidar muito bem com a "galinha de ovos de ouro" que têm nas mãos. Era bom que as suas preocupações não se limitassem à subida dos preços das refeições, porque a qualidade da alimentação e do serviço, são determinantes para que os clientes voltem às suas casas.

Se pensam que os "turistas são para enganar, por que só passam por cá uma vez" (embora depois todos os clientes acabem por ser vitimas da mesma "filosofia"...), o tempo acabará por lhes dar a melhor das lições...

(Fotografia de Luís Eme)

4 comentários:

  1. Há locais assim. Onde ninguém se preocupa minimamente em apresentar um bom serviço.
    Deixo um abraço e votos de feliz 2019

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muita displicência e falta de profissionalismo, Elvira.

      Este restaurante de que falo funciona de forma familiar (da cozinha ao serviço de mesa é tudo família...) e isso faz com que por vezes não exista o profissionalismo e o rigor que devia existir...

      Eliminar
  2. Realmente é uma situação caricata.
    Luís, já comi várias vezes em Cacilhas, em sítios diferentes, e fui sempre muito bem servida. A última vez foi no "Ponto final", há mês e tal, e foram muito atenciosos connosco, para além da comida estar bem confeccionada.
    Bom ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel, falo de restaurantes de Cacilhas e não do Ginjal.

      Penso que o "Atira-te ao Rio" e o "Ponto Final", j
      já deram há algum tempo, o passo em frente necessário, e é por isso que são tão procurados. O seu sucesso não se limita ao facto de estarem situados geograficamente num lugar agradável.

      Eliminar