Quanto muito, tem alguns jogadores de nível mundial.
E não vai ser com "sonhos" e "palavras simpáticas" que se chega lá. É preciso muito trabalho, porque isto de se ser capaz de fazer uma grande equipa, com grandes jogadores, não é para todos.
Já percebi há algum tempo, que este seleccionador - apesar de ser muito simpático, falar português e tratar o Cristiano Ronaldo como "sua alteza" -, está longe de ter a qualidade técnica necessária, para construir a tal "equipa de sonho", capaz de desafiar qualquer outra selecção por esse mundo fora.
Embora se trate de uma mera opinião pessoal, não tenho grandes dúvidas que na actualidade, os únicos treinadores portugueses com capacidade para construírem a tal "grande equipa", seriam Jorge Jesus, Abel Ferreira ou Leonardo Jardim.
(Fotografia de Luís Eme - Seixal)
Eu apostaria num treinador que já foi campeão do mundo e que não tem medo de egos e juntar-lhe-ia uma equipa técnica de excelência. Aqui vai a minha sugestão:
ResponderEliminarLöw, treinador principal, preparador físico, Yann-Benjamin Kugel, entre 2010 e o início de 2018 trabalhou na seleção alemã e foi homem da confiança de Jogi, tendo vencido o Mundial 2014 no Brasil, conhece bem Portugal, foi adjunto de Roger Schmidt no Benfica, recentemente. Os restantes elementos da equipa técnica seriam Oceano Cruz e Jaime Pacheco.
Todos disponíveis, todos preparados para serem Campeões do Mundo.
Eu continuo a pensar que o cargo de seleccionador deve ser de um treinador nacional, Pedro.
EliminarPenso que o "Joaquim" já se reformou, embora uma selecção como a nossa seja apetecível para qualquer treinador. :)
E o Leonardo Jardim?
ResponderEliminarÉ um grande treinador, como está a provar no Brasil.
EliminarA questão não é essa, Luís. O que Seve escreveu seria em relação "a um treinador nacional" (critico a formulação venturista, portugueses primeiro:) mas não fui eu a ir por aí, eu preferia um treinador imigrante)
EliminarOra Leonardo Jardim é fruto do imperialismo colonial (das ilhas roubadas aos povos aborígenes, eles Cristiano Ronaldo).
Portanto, Leonardo Jardim não é um português puro, de sangue :)
Ó Pedro, os treinadores portugueses são reconhecidamente dos melhores treinadores do mundo!
EliminarQuantos treinadores portugueses foram campeões do Mundo?
EliminarLow foi campeão do Mundo, no Brasil com o melhor futebol que se viu nesse Mundial.
Obviamente que podemos acreditar que Bruno Lage ou José Mourinho são treinadores melhores que Low, que são "os mais bons" do mundo.
Não se trata de uma "formulação venturista", mas sim de identificação e de um conhecimento mais profundo do nosso futebol, Pedro.
ResponderEliminarSou completamente contra os patriotismos bacocos e postiços.
Não podemos é fingir que não temos grandes treinadores (são considerados dos melhores do mundo).
Percebo que às vezes há mais pressão sobre os treinadores portugueses (Martinez tem beneficiado de não ser português, Santos era muito mais criticado...) Mas quem não aguenta a pressão, deve mudar de profissão...
"eles Cristiano Ronaldo"
ResponderEliminarele (Leonardo Jardim) e Cristiano Ronaldo, aborígenes da Madeira. Não tinha ficado perceptível graças ao bendito "corrector"
Ainda bem que não sou um purista, Pedro. :)
Eliminar