segunda-feira, novembro 29, 2021

O Futebol (por cá e no mundo) de Farsa em Farsa...


De repente toda a gente ficou escandalizada por uma equipa da Primeira Liga, ter começado um jogo de futebol apenas com nove jogadores (provavelmente por ter sido contra o Benfica e por este já estar a vencer por sete a zero ao intervalo...).

Aceito que isto faça confusão ao cidadão comum, agora aos dirigentes dos clubes...  oh "santa hipocrisia". Sim, foram estes mesmos clubes que aprovaram nas reuniões da Liga (a bem do negócio...), que o futebol não podia parar durante a pandemia e todos os clubes eram obrigados a ir a jogo, desde que tivessem sete jogadores disponíveis para entrarem em campo (o número mínimo autorizado, para que os clubes não perdessem por falta de comparência...). Nessa altura não pensaram na aberração que estavam a aprovar, pois qualquer equipa que entre em campo com menos de onze jogadores, entra logo a perder, ainda antes do apito inicial do árbitro... 

Da mesma forma que acabaram com as "quarentenas" nos planteis dos clubes. Para jogar bastava ter um teste negativo, não importava que estivessem durante a semana em contacto com os infectados... (embora isso estranhamente não acontecesse neste caso, provavelmente por causa da nova variante do vírus). Ou seja, como de costume, o futebol funciona com regras à margem da própria sociedade. 

Talvez não estivessem a contar que acontecesse o inesperado (apesar de estar regulado). Mas aconteceu, e se não alterarem as regras, irá acontecer mais vezes durante a época futebolística.

Embora seja muito menos grave não deixa de ser uma brincadeira de mau gosto a atribuição da Bola de Ouro a Lionel Messi, talvez naquela que foi uma das suas piores épocas de sempre, por todos os problemas que viveu no Barcelona e também pelas dificuldades de adaptação a Paris. Mas o futebol é isto...

Gostava de saber o que disseram Salah, Benzema, Jorginho, de Bruyne ou Lewandowski sobre o assunto, depois de saberem o "resultado final"...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


6 comentários:

  1. Bom dia
    Gosto de futebol mas apenas dentro das quatro linhas , mas confesso que nos bastidores , há , e vai continuar a haver muitos interesses acima do desporto em si.
    Estes dois casos são apenas uma ponta do iceberg .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma vergonha, Joaquim.

      Mas o mundo está assim. Não é só o futebol...

      Eliminar
  2. Com o correr do tempo, ele que considerou a ideia envolta em algum excesso, tem vindo a dar razão ao escritor Mário de Carvalho, quando numa velha entrevista disse: «a maior alegria que me podiam dar era proibir a porcaria do jogo da bola e meter na cadeia essa pardalada.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é por falta de casos ,Sammy.

      Mas é gente que se acha acima da lei, há longos anos. Ainda ontem o Papa do norte quase que disse que não havia ninguém mais sério que ele... com aquele seu jeito de seminarista.

      Eliminar
  3. Desde que passaram a usar o termo INDÚSTRIA do futebol este morreu!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acolheu uma série de bandidos e oportunistas, Severino...

      Eliminar